PM confirma que tiro que matou dona de casa em Santos partiu da arma de um policial
Por Santa Portal em 26/06/2024 às 21:00
A Polícia Militar (PM) confirmou, nesta quarta-feira (26), que o projétil que atingiu a cabeça da dona de casa Edneia Fernandes Silva, durante a Operação Verão, no dia 27 de março, partiu da arma de um policial militar. A vítima chegou a ser socorrida e internada na Santa Casa de Santos, mas não resistiu e morreu na noite do dia 28 de março.
Em conversa com o Santa Portal, a PM disse que durante a ação, os policiais foram recebidos com vários disparos e o único disparo feito pelos PMs, acabou atingindo a vítima.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que o caso está sendo rigorosamente investigado pela 3ª Delegacia de Homicídios de Santos e pela Polícia Militar, por meio de Inquérito Policial Militar.
A autoridade policial recebeu o laudo pericial, o qual atestou que a munição que acertou a vítima partiu da arma de um PM. Deste modo, o IPM será relatado e encaminhado à Justiça Militar, com o entendimento de prática de homicídio culposo. O agente permanecerá afastado até o término de toda a fase processual.
Relembre o caso
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), na quarta-feira (27) policiais militares patrulhavam a região quando viram dois homens em uma moto em alta velocidade que ignoraram a ordem de parada dos policiais e atiraram cinco vezes contra a equipe. Os policiais revidaram.
A mulher foi atingida e socorrida por populares à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Noroeste. Os criminosos conseguiram fugir. Posteriormente, a motocicleta utilizada foi apreendida.
A perícia foi acionada e o caso registrado como tentativa de homicídio e localização/apreensão de veículo na CPJ de Santos onde é investigado.
O secretário de Segurança do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, lamentou a morte de Edneia Fernandes Silva, de 32 anos, mãe de seis filhos que morreu em Santos, em uma ação policial da Operação Verão.
Foi a primeira vez que o secretário comentou publicamente a morte de Edneia, que aconteceu em Santos. Ela foi uma das últimas vítimas da Operação Verão da PM, que deixou 56 mortos e foi encerrada no dia 1º de abril.