08/11/2021

PM Ambiental realiza operação contra caça e extração de palmito ilegal na região

Por Santa Portal em 08/11/2021 às 21:01

Divulgação/PM Ambiental
Divulgação/PM Ambiental

A Polícia Militar Ambiental realizou, na última sexta-feira (5), uma operação na região de Bertioga para coibir a prática de caça e extração de palmito ilegal. A ação foi realizada pela 1ª Companhia Ambiental através de Monitoramento via Satélite, de uma área onde possivelmente estaria ocorrendo crime ambiental.

As equipes foram até o local por meio da mata fechada, já que não havia acesso para viaturas e embarcações. Foi feita a incursão com uso de técnicas como rapel, e em determinado local foi encontrado um rancho e um infrator por praticar crime ambiental extraindo palmito irregularmente.

Extração ilegal de palmito
(Foto: Divulgação/PM Ambiental)

O local foi vistoriado e o homem foi identificado e abordado. Ele informou aos policiais que levava os potes com palmito até a sua residência, onde a PM Ambiental encontrou mais irregularidades.

A ocorrência foi apresentada no Distrito Policial de Bertioga e o homem ficou à disposição da Justiça. Todos os materiais foram apreendidos e levados para a delegacia.

Extração ilegal de palmito
(Foto: Divulgação/PM Ambiental)

Segundo a Policia Militar Ambiental, esse tipo de trabalho combate o desmatamento e malefícios à saúde pública, tendo em vista a extração ilegal de palmito de forma insalubre, onde a produção acontece sem os mínimos cuidados com a higiene.

A contaminação do palmito em conserva pode causar o botulismo, uma intoxicação causada por uma bactéria encontrada no solo e nos alimentos e que pode provocar a morte. O contágio ocorre quando o palmito é retirado e entra em contato com o solo, e com a fervura de forma irregular e com falta de higiene, a bactéria continua chegando à mesa do consumidor gerando o grave problema de saúde.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.