PM Ambiental apreende 200 kg de camarões e pescador é autuado por infração ambiental
Por Santa Portal em 11/06/2024 às 16:00
Uma equipe da 5ª Companhia da Polícia Militar Ambiental Marítima do 3º BPAmb apreendeu no último domingo (9), durante patrulhamento ostensivo e preventivo marítimo em Bertioga, 200 quilos de camarões sete-barbas pescados irregularmente. Os crustáceos estavam na embarcação de três pescadores, sendo que um deles não possuía a carteira profissional para exercer a profissão.
Segundo informações da PM Ambiental, os agentes marítimos avistaram durante o patrulhamento uma embarcação pesqueira no interior da Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Centro, e ao se aproximar, identificaram a atividade de pesca na modalidade arrasto de camarão.
Após abordagem, foi constatado durante a fiscalização documental, que um dos três tripulantes a bordo não possuía a devida carteira de pescador profissional, contrariando a legislação pesqueira vigente.
Durante vistoria ambiental de pesca, os policiais ambientais localizaram ao todo, 200 quilos de crustáceos das espécies camarão sete-barbas, a bordo da embarcação.
Foi iniciada então a escolta da embarcação até local seguro para atracar, onde foi realizada a devida descarga, pesagem e a destinação de todos os 200 quilos de camarão sete-barbas, os quais foram destinados à instituição filantrópica, beneficiando dezenas de famílias carentes e em situação de risco.
O flagrante resultou em um Auto de Infração Ambiental contra o tripulante irregular, por não possuir a devida carteira de pescador profissional, no valor de R$ 10 mil em multa pela Infração Ambiental, o qual terá de comparecer a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de SP (EMIL), para prestar esclarecimentos.
A infração ambiental resultou também na apreensão da embarcação, redes de pesca e demais petrechos utilizados na Infração Ambiental.