12/04/2022

Peixe de 150 kg ameaçado de extinção é apreendido no Litoral Sul

Por Santa Portal em 12/04/2022 às 06:20

(Foto: Divulgação/Ciamar)
(Foto: Divulgação/Ciamar)

Policiais Militares da 3°BPAmb, que atua na fiscalização ambiental marítima na região, apreenderam um peixe de 150 kg e dois metros de comprimento no último sábado (9), na cidade de Cananéia. Trata-se de um mero (Epinephelus itajara), cuja pesca é proibida no Brasil.

Os Policiais Militares receberam denúncias de que pessoas estariam retirando um enorme peixe da água, pelo entreposto de pesca Ceagesp, que aparentemente se tratava de um mero.

Ao se aproximarem do local, muitas pessoas fugiram correndo, e após vistoria, os PMs localizaram o peixe já sem vida, amarrado nas rochas embaixo do píer. O animal foi retirado do local e encaminhado ao Instituto de Pesquisa Científica de Cananéia (Ipec), que analisará a causa da morte.

mero apreendido em cananéia
(Foto: Divulgação/Ciamar)

O estado de conservação da espécie é considerado vulnerável, ou seja, trata-se de um animal em risco de extinção.

Segundo o Projeto Meros do Brasil, que atua na conservação desta espécie, os meros são peixes que habitam zonas estuarinas (manguezais) e áreas costeiras, por isso, costumam ser encontrados em manguezais e costões rochosos, próximos de naufrágios, pilares de pontes e parcéis.

A espécie é muito vulnerável à pesca, pois possui taxas de crescimento lento, atingem grandes tamanhos, agregam-se para a reprodução, maturam sexualmente tardiamente e são territorialistas.

O Mero também conhecido como Senhor das Pedras seu formato é arredondado e chega a ultrapassar dois metros de comprimento. Porém ao se aproximar, você se depara com um peixe, que apesar de sua imponência, permite que as mãos humanas passeiem por sua pele escamosa.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.