06/11/2024

Pai de menino de 4 anos morto em confronto policial em Santos também morreu baleado

Por Santa Portal em 06/11/2024 às 20:00

Reprodução/Arquivo Pessoal
Reprodução/Arquivo Pessoal

O menino Ryan da Silva Andrade Santos, de apenas quatro anos, que morreu durante um confronto policial na noite da última terça-feira (5) no Morro São Bento, em Santos, havia perdido o pai baleado por policiais militares no começo do ano.

Leonel Andrade Santos, de 36 anos, foi um dos 56 mortos durante a Operação Verão, realizada entre janeiro e abril desse ano. Leonel morreu em fevereiro desse ano, também no Morro São Bento. Na ocasião, ele estava com um amigo, Jeferson Miranda, de 37 anos.

“Temos essa informação sim, que ele se envolveu em duas trocas de tiro com a Polícia Militar e acabou falecendo na segunda. É triste falar sobre isso no momento, estamos diante de uma vítima, um menino de quatro anos, totalmente inocente. Mas são ocorrências totalmente distintas. Esse é mais um motivo para lamentarmos por essa criança”, disse o coronel Emerson Massera, chefe da comunicação da Polícia Militar, durante entrevista coletiva nesta quarta (6), na Capital.

Familiares e vizinhos disseram que os PMs teriam chegado atirando no local. Além disso, segundo a viúva, ele era deficiente, dependia de muletas para se locomover e não trocou tiros com os policiais porque sequer estava armado. Já a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo informou que eles teriam sido baleados após apontarem as armas para os agentes, durante uma ocorrência de tráfico de drogas.

“Inclusive ele tinha essa deficiência por conta de um tiroteio com a polícia. Não é bem assim, a investigação mostrou que a dinâmica foi um pouco diferente. Ele usava muleta de apoio mas não tinha esse grau de deficiência que muita gente está explorando. Mas repito: prefiro não entrar nessa ocorrência do pai nesse momento. Prefiro deixar a informação nesse nível, nesse momento, porque o nosso foco principal é a criança, o menino que infelizmente morreu durante essa ação”, concluiu o porta-voz da PM.

Morte de Ryan

Tiroteio entre policiais militares das Rondas Ostensivas com o Apoio de Motocicletas (Rocam) e criminosos no Morro São Bento, em Santos, às 20h15 de terça-feira (5), teve saldo de um menino de apenas 4 anos morto. Dois supostos adolescentes infratores foram baleados, dos quais um não resistiu e também faleceu. Relacionados na ocorrência como vítimas de tentativa de homicídio, seis PMs escaparam ilesos ao confronto.

O menino Ryan da Silva Andrade Santos estaria em sua casa ou na frente dela, na Rua Nove, Vila Progresso, quando foi atingido por um disparo. Populares prestaram socorro à criança e, para isso, contaram com o apoio de uma mulher, que utilizou o seu carro para levar a vítima à Santa Casa de Santos. Em estado grave, o garoto foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde morreu durante a madrugada desta quarta-feira.

A notícia sobre a morte de Ryan foi comunicada ao delegado Max Pilotto, na Central de Polícia Judiciária (CPJ), por volta das 3h30. A autoridade já havia registrado a ocorrência sobre o tiroteio entre a equipe da Rocam e bandidos no São Bento, no qual dois supostos infratores, de 15 e 17 anos, foram baleados. O mais velho morreu na Santa Casa. Sob escolta policial, o outro permanece internado no mesmo hospital.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.