Operação “caça-gatos” flagra mais de 50 irregularidades em casas e comércios
Por Santa Portal em 26/09/2024 às 16:00
Mais de 50 ligações elétricas clandestinas, conhecidas popularmente por ‘gatos’, foram descobertas na quarta-feira (25), em Praia Grande, durante operação conjunta da concessionária CPFL Piratininga e Polícia Civil.
Ao todo foram vistoriados 41 imóveis residenciais e comerciais nos seguintes bairros: Jardim do Trevo, Balneário Japurá, Ribeirópolis e Jardim Melvi. Entre os 11 comércios que apresentavam irregularidades estão adegas, padarias, bares e mercados.
De acordo com a CPFL Piratininga, as ligações clandestinas foram desfeitas pelos seus técnicos. Agora, a Polícia Civil dará sequência para responsabilizar os responsáveis pelos ‘gatos’. O furto de energia é crime punível com um a quatro anos de reclusão.
Rastreamento
A concessionária informa que investe de forma continuada em tecnologia para detectar e combater fraudes. Sistemas de monitoramento em tempo real e o uso de inteligência artificial direcionam as inspeções dos técnicos.
A empresa ainda conta com a colaboração da população por meio de denúncias anônimas. Para além do delito de furto de energia previsto no Código Penal, as ligações clandestinas podem causar curtos-circuitos, incêndios e até acidentes fatais.
Outra consequência negativa dos ‘gatos’ é o sobrecarregamento da rede elétrica, provocando instabilidade no fornecimento e prejudicando serviços essenciais, como os de hospitais e segurança pública.
Além da responsabilidade penal, os autores e beneficiários de ligações clandestinas podem ser processados na esfera cível se houver recusa ao pagamento da energia consumida durante o período da fraude.
Para denúncias anônimas, a empresa disponibiliza o aplicativo “CPFL Energia” e o site www.cpfl.com.br/fraude. Elas também podem ser feitas às polícias Civil e Militar por envolverem crime e sujeitarem os infratores a eventual prisão em flagrante. (EF)