Operação do Detran autua 29 motoristas por recusa de teste do bafômetro em Praia Grande
Por Santa Portal em 29/04/2025 às 16:00
Uma operação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realizada na última semana, em Praia Grande, resultou em 29 motoristas autuados por se recusarem a realizar o teste do bafômetro. Um motorista ainda foi autuado por dirigir embriagado.
De acordo com o Detran, 27 das autuações ocorreram na Avenida Marechal Mallet e, outras duas, na Avenida Presidente Kennedy. A operação ocorreu entre a última sexta-feira (25) e sábado (26).
Conforme explica o departamento, tanto dirigir sob efeito de álcool – quando o teste do etilômetro aponta o índice de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido – quanto recusar-se a soprar o bafômetro são consideradas infrações gravíssimas, segundo os artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), respectivamente.
Em ambos os casos, o valor da multa é de R$ 2.934,70 e o condutor responde a processo de suspensão da carteira de habilitação. Se houver reincidência no período de 12 meses, a multa é aplicada em dobro.
Já os casos de embriaguez ao volante, quando os motoristas apresentam índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro, são considerados crimes de trânsito. Os motoristas flagrados nessa situação, além de receberem a multa de R$ 2.934,70 e responderem ao processo de suspensão da CNH, são também conduzidos ao distrito policial. Se condenados, eles poderão cumprir de seis meses a três anos de prisão.