Nove homens e uma mulher são presos após roubo a joalheria, tiroteio e cerco em matagal
Por Santa Portal em 13/09/2023 às 15:00
Nove homens e uma mulher foram presos em flagrante por envolvimento ao roubo a uma joalheria em Bertioga. O assalto aconteceu às 17h45 de terça-feira (12), mas as buscas aos acusados avançaram até a madrugada. Durante a perseguição, parte da quadrilha trocou tiros com guardas civis municipais, mas ninguém ficou ferido. Diversas viaturas da Polícia Militar e até o helicóptero Águia foram destacados na caçada e no cerco ao bando.
Até o início da tarde desta quarta-feira (13), os procedimentos relacionados ao auto de prisão em flagrante ainda eram realizados na Delegacia de Bertioga, devido ao elevado número de indiciados, testemunhas e integrantes da PM e da GCM a serem ouvidos. O delegado Pedro Augusto Losada Correia autuou os acusados por roubo qualificado. A eventual participação deles em outros delitos será investigada.
O roubo ocorreu na Casa das Alianças. Ela fica na Avenida Anchieta, no Centro, e foi invadida por cinco homens armados, que renderam o segurança e duas funcionárias. O grupo arrecadou dinheiro da caixa registradora, além de diversas joias e relógios das vitrines e do estoque, colocando-os em mochilas. Pelo menos mais dois integrantes da quadrilha foram vistos na parte externa dando cobertura aos comparsas.
A informação inicial era a de que o bando fugiu em um automóvel Chevrolet Meriva, mas depois se apurou que mais dois carros pretos (Ford Fiesta e Chevrolet Onix) também foram usados pelo bando. Com o auxílio do setor de monitoramento por câmeras da Prefeitura, guardas municipais se aproximaram do Meriva na Rua João Ramalho, altura da rotatória com a Avenida 19 de Maio, onde ocorreu um breve tiroteio.
Dois bandidos desembarcaram do Meriva e se embrenharam em um matagal existente no local. Posteriormente, as câmeras acusaram que o Fiesta trafegava pela Rua 19 de Maio. Policiais militares o interceptaram e prenderam três acusados. Um dos detidos revelou que o restante do bando fugiu com as joias para um apartamento do bloco 15 do Condomínio Claraíba, na Avenida Bruno Covas.
Fuga pela janela
Três homens estavam no apartamento, mas só um foi capturado dentro do imóvel, onde foram recuperadas as joias roubadas. Dois escaparam pela janela ao perceberem a chegada dos PMs, que precisaram arrombar a porta da moradia. Porém, durante buscas pelo condomínio, um dos fugitivos foi capturado em outro apartamento, que estava desocupado e foi por ele invadido.
Simultaneamente, a área de mata que serviu de refúgio para os dois ocupantes do Meriva foi cercada por PMs e GCMs, sendo possível detê-los em locais distintos dessa região. Durante o cerco, mais dois homens e a mulher integrantes da quadrilha foram presos. O trio estava no Onix, que chegou a entrar na vegetação por outra parte para supostamente resgatar os comparsas escondidos no matagal.
Os autuados são Igo Leandro Rodrigues Queiroz, de 28 anos, Alex Dias Moreira, de 37, Eduardo Felipe da Silva Castro, de 26, Cláudio Donizeti Alves Santos, de 24, Lucas Alberto Beier Fiel, de 26, João Carlos dos Santos Oliveira, de 33, João Pedro de Jesus Rodrigues, de 22, Lucas Faustino da Silva, de 31, Victor Cintra da Silva, de 18, e Amanda Brito Moreira, de 29 anos.
Além do Meriva, do Fiesta e do Onix, os agentes de segurança apreenderam com o bando cinco armas de fogo, sendo quatro pistolas e um revólver. A proprietária da joalheria avaliou preliminarmente em cerca de R$ 50 mil os produtos roubados de sua loja. Os PMs recuperaram no apartamento 44 relógios, 182 alianças, 421 anéis, 27 correntes, 111 pares de brinco, 19 pulseiras, sete pingentes e cinco óculos de sol. (EF)
