Navio atraca em Santos com marinheiro ucraniano morto

Por Santa Portal em 10/08/2023 às 18:21

Santos Port Authority/Divulgação
Santos Port Authority/Divulgação

O marinheiro ucraniano Chernenko Serhii, de 59 anos, morreu à bordo do navio Thetis, que atracou no Porto de Santos, na quarta-feira (9). Na segunda-feira (7), quando o cargueiro ainda estava em alto-mar, ele sentiu-se mal e foi submetido a reanimação cardiopulmonar pela tripulação, mas não resistiu.

Chernenko era condutor de máquinas do navio. Segundo o comandante, há uma semana, o tripulante apresentava queixas de saúde, tendo sofrido desmaios, convulsões, dor no peito e dificuldade de respirar. Após a atracação do Thetis, o óbito foi comunicado na 5ª Delegacia de Polícia do Porto de Santos.

A delegada Maria Aparecida dos Santos registrou o caso como “morte suspeita” e determinou que o corpo fosse encaminhado ao IML de Praia Grande para a realização de exame necroscópico. A perícia cadavérica apontou infarto agudo do miocárdio como a causa do óbito.

Por ocasião da atracação, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi acionada e recomendou a desinfecção da cabine da vítima, onde o seu corpo estava desde a reanimação cardiopulmonar e o falecimento. Outra orientação do órgão foi a de manter o cadáver em uma câmara frigorífica do navio até a remoção ao IML.

Até o momento da publicação deste texto, nesta quinta-feira (10), conforme o Santa Portal apurou, a família do ucraniano ainda não havia decidido e comunicado ao comandante do Thetis se o corpo do marinheiro será repatriado ou se eventual enterro/cremação ocorrerá em solo brasileiro. (EF)

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.