Motorista de aplicativo é preso por enganar idosos em Santos

Por Santa Portal em 29/06/2024 às 08:00

Reprodução
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Um motorista de aplicativo de 28 anos, chamado Sylvester Stallone, foi preso na manhã desta sexta-feira (28), em Santos, por enganar idosos utilizando uma máquina de cartão para debitar valores muito superiores ao custo da corrida. 

A prisão de Stallone ocorreu após a expedição de um mandado de busca e apreensão pela 3ª Vara Criminal de Santos. A investigação começou quando uma idosa de 79 anos registrou um boletim de ocorrência no dia 17 de junho. Ela relatou ter contratado uma corrida por R$ 12,97, mas o motorista debitou R$ 3,2 mil no cartão de crédito.

A vítima acreditava que pagaria a viagem com créditos previamente comprados no aplicativo. No entanto, ao chegar ao destino, o motorista informou que não havia saldo e que a idosa deveria pagar no cartão. Somente ao chegar em casa a vítima percebeu o desfalque de R$ 3,2 mil, além dos R$ 12,97 que também foram debitados pela empresa prestadora do serviço.

A investigação policial revelou que Sylvester Stallone já havia aplicado o mesmo golpe em pelo menos outras três vítimas. Em um dos casos, uma idosa de 73 anos foi cobrada em R$ 4,1 mil, mesmo tendo escolhido pagar a corrida com créditos comprados no aplicativo.

Com o mandado de busca e apreensão em mãos, os policiais se dirigiram à residência de Sylvester Stallone na manhã desta sexta-feira (28), no bairro Jardim São Manoel. Inicialmente, a esposa do suspeito afirmou que ele não estava em casa, mas logo depois Sylvester apareceu e se entregou às autoridades.

Durante a operação, os investigadores apreenderam três celulares, uma máquina de cartão e o carro utilizado por Stallone para aplicar os golpes. A Polícia Civil informou que esses itens comprovam os crimes de estelionato. Sylvester Stallone foi conduzido à delegacia, onde responderá pelos seus atos.

A Polícia Civil continua investigando o caso para identificar se há mais vítimas e para garantir que a justiça seja feita.

Divulgação/Polícia Civil

Nota da Uber

Na Uber, pagamentos por cartão (débito e crédito) só podem ser feitos pela plataforma. “Maquininha de cartão” não é aceita como meio de pagamento oficial. Estamos continuamente reforçando que os usuários sempre façam o pagamento conforme informado na solicitação da viagem. A Uber também informa aos seus usuários que não retifica valores e nunca faz cobranças adicionais por meio de motoristas e entregadores parceiros, seja com dinheiro ou com maquininha. No caso noticiado pelo G1, a empresa foi acionada e colaborou com as autoridades no curso das investigações.

Sabemos que os esquemas de fraude estão em constante evolução e é por isso que a Uber está comprometida em atualizar e fortalecer seus processos internos para se proteger deles. Nossas equipes de detecção de fraudes usam análises manuais e sistemas automatizados de aprendizado que analisam mais de 600 tipos de sinais diferentes à procura de comportamento fraudulento. Estamos constantemente implementando novos processos e tecnologias para evitar fraudes e aprimoramos o treinamento dos nossos agentes, enquanto seguimos trabalhando para ficar à frente dos golpes mais recentes.

Caso a pessoa acredite ter sido vítima de crime cometido pela outra parte, a empresa sempre encoraja que sejam acionadas as autoridades competentes. A Uber possui uma equipe formada por ex-policiais e um time de resposta a autoridades prontos a colaborar com as investigações, na forma da lei.

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