Motoboy sofre ofensas durante entrega em condomínio de luxo e caso viraliza
Por #Santaportal e Estadão Conteúdo em 08/08/2020 às 16:10
VALINHOS – Um vídeo que circula nas redes sociais desde a última sexta-feira flagrou um motoboy sofrendo ofensas racistas e sendo humilhado enquanto realizava uma entrega em um condomínio de luxo, na cidade de Valinhos, interior do estado de São Paulo.
O caso aconteceu no último dia 31 de julho, mas só repercutiu após a mãe do motoboy Matheus Pires, 19 anos, publicar as imagens na internet. Um boletim de ocorrência foi registrado para investigar o crime de injúria racial.
O acusado, o contador Mateus Abreu Almeida Prado Couto, de 31 anos, ainda não prestou depoimento. A pena prevista para esse tipo de crime é o pagamento de multa ou de 1 a 3 anos de detenção.
O episódio aconteceu quando Matheus, que é motoboy a serviço do iFood, entregava uma refeição no condomínio. Ele teria enfrentado um problema no interfone e, por não conseguir falar com o cliente, atrasou a entrega. Logo que chegou na casa do contador, o rapaz começou a ser xingado.
No vídeo que circula nas redes sociais, e foi gravado por um vizinho, o contador é visto xingando o entregador. Lixo. É isso mesmo, pode meter racista, que também estou em cima de você.
A vítima responde dizendo que está perdendo tempo e que poderia estar trabalhando. Aqui não vai acontecer nada, com esse funcionário também não vai acontecer nada, rebate o contador. Logo em seguida, o agressor começa a humilhar o jovem, dizendo que em breve ele estaria desempregado, por ser motoboy.
A discussão segue até o momento em que o contador diz: você não tem onde morar, moleque. Você tem inveja da gente aqui, ó (indicando as casas do condomínio de luxo). Você tem inveja disso aqui também (apontando para o braço.
O entregador rebate dizendo que pode ter os mesmos bens materiais e pergunta se o homem trabalhou ou herdou o dinheiro. O agressor responde dizendo: Eu já nasci (inaudível). Meu nome está na Bíblia.
Segundo moradores do condomínio, o contador já protagonizou outros casos de discriminação e ofensas. Ainda assim, há apenas um boletim de ocorrência registrado sobre o caso, justamente o que envolve Matheus.
Ganhou moto
Depois da repercussão do caso, o humorista Matheus Ceará e o grupo Razões para Acreditar estão agindo para que o entregador também seja o foco de notícias boas.
O comediante do SBT presenteou seu chará com uma moto por ter se sensibilizado com o fato.
“Nós é ligeiro ou não é?”, comentou ao relatar nos stories do Instagram que já tinha encontrado o motoboy. “Não é uma moto igual a que o Luciano Huck vai dar”, brincou Douglas Nascimento.
“Eu estou dando a moto para o moleque trabalhar e o Luciano Huck tem que dar a moto para ele de passeio”, provocou Matheus Ceará.
Matheus Pires, agradeceu pela atitude dos artistas, às mensagens de apoio que recebeu, aos motoboys de Valinhos e aos seus novos seguidores na rede social. “Realmente, saber que as pessoas dão valor aos motoboys foi muito bom.”
Uma vaquinha para arrecadar R$ 150 mil para Matheus Pires foi criada pelo grupo Razões para Acreditar e, até a publicação desta reportagem, já alcançou R$ 115.468,00 com contribuições de 2.298 apoiadores.
