Moradores do Marapé reclamam de violência no bairro; Vídeos mostram casa invadida por criminosos
Por #Santaportal em 01/03/2020 às 09:10
(Atualizado dia 2, às 16h00)
SANTOS – Moradores do Marapé, em Santos, reclamam de uma onda de violência no bairro nos últimos dias. Furtos, tentativas de assalto e até roubo a residência aconteceram nesta semana na região. Preocupada com a ação de criminosos, a população que mora no bairro cobra um reforço na segurança por parte das autoridades.
Um dos casos mais impressionantes aconteceu na casa de uma família, que viu os criminosos entrarem no imóvel por dois dias seguidos. A movimentação dos suspeitos foi registrada pelas câmeras de monitoramento da residência.
Na madrugada de quinta-feira, um homem invadiu a casa por volta das 5h45 e ficou escondido na garagem por mais de duas horas, esperando que alguém saísse de dentro do imóvel. Sem nenhuma movimentação na residência, ele desistiu de esperar e foi embora às 8h20.
Porém, no dia seguinte, também de madrugada, o mesmo suspeito voltou ao local e, dessa vez, acompanhado de dois comparsas. Eles entraram na casa pulando o muro do vizinho da família, por volta das 4h30. Os criminosos pularam a janela da sala e, já dentro do imóvel, passaram a vasculhar os cômodos.
Nós estávamos dormindo em casa, mas felizmente nós dormimos apenas com a porta do quarto trancado. Um deles entrou, pegou a nossa chave e tentou abrir a porta, mas não conseguiu. Ele conseguiu abrir o nosso portão e (os suspeitos) tentaram novamente abrir a porta da sala pelo lado de fora, mas não conseguiram. Eles entraram pela sala, olhando tudo e subiram. Olharam o banheiro, que estava com a porta aberta, e olharam também dois quartos que estavam com a porta aberta. Eles ainda mexeram no trinco do quarto, mas não ouvimos. Quando eles iriam pegar alguma coisa da sala, o alarme disparou e eles fugiram. Levaram a carteira do meu marido com os documentos e dinheiro, disse a professora aposentada Rosângela Diegues, de 58 anos, ao #Santaportal.
Após o roubo, o casal proprietário da casa foi verificar o sistema de monitoramento e viu que a ação dos criminosos havia começado um dia antes.
As vítimas estão aliviadas por não ter acontecido algo de mais grave, porém pedem que a polícia deveria dar uma maior atenção aos crimes que estão acontecendo no bairro. Liguei pro Copom assim que aconteceu (o furto), mas infelizmente eles demoraram para acionar uma viatura. Se eles tivessem vindo rápido teriam conseguido prendê-los, pois eles fugiram a pé. Muitos roubos estão acontecendo no nosso bairro. Precisamos de mais policiamento no Marapé, afirmou Rosângela.
O caso foi registrado no 2º DP de Santos e a família entregou as imagens das câmeras de monitoramento para a polícia, que está trabalhando para identificar e prender os suspeitos pelo crime.
Vizinhos fazem mobilização na internet
Além do roubo a casa dessa família, outros crimes também estão tirando a paz de moradores do bairro. Indignada com a situação, a vigilante Cristiane Alcântara Martins, de 42 anos, criou grupos nas redes sociais para que as pessoas que moram no Marapé possam relatar novos casos de violência.
Em um desses grupos, que tem quase sete mil participantes, os moradores relatam ocorrências que acontecem dia após dia no bairro, que vão de assaltos a pessoas até roubos a casas ou estabelecimentos comerciais.
Moro desde que eu nasci nesse bairro, na casa que era dos meus bisavós. Os crimes acontecem frequentemente. Me preocupa essa insegurança. Tenho uma filha e quando ela sai fico agoniada, muito nervosa e preocupada. Sempre acabo saindo de noite para buscá-la porque fico com medo, contou Cristiane para a nossa reportagem.
Além das redes sociais, os moradores estão se mobilizando para que as autoridades reforcem o policiamento na área. Uma reunião na próxima terça-feira (3) com representantes da Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal deve discutir propostas para o combate a violência no Marapé.
O #Santaportal entrou em contato com a PM sobre a situação no bairro. Por meio de nota, o órgão esclarece que a 5ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar do Interior é a Unidade responsável pelo policiamento ostensivo no bairro do Marapé, no município de Santos. O local recebe os seguintes Programas de Policiamento: Rádio Patrulhamento Padrão, Rádio Patrulhamento com Motos, Ronda Escolar e Policiamento de Força Tática, objetivando a diminuição dos índices criminais e o aumento da sensação de segurança. Através do acompanhamento da dinâmica criminal, que é feito a partir de índices criminais, disque denúncias e também através reclamações de cidadãos, a Polícia Militar defini Áreas de Interesse em Segurança Pública.
O comunicado diz que a presença da Polícia Militar no local é constante, sendo estabelecidos pontos de estacionamentos das viaturas e ações de presença, sem prejuízo das demais demandas constitucionais desta Instituição, além das equipes de Força Tática que são empregadas constantemente, realizando o patrulhamento ostensivo e operações de combate ao tráfico de entorpecentes. Cabe ressaltar, que na última quinta-feira (27), 32 novos policiais militares foram apresentados ao 6º Batalhão e serão redistribuídos, reforçando o efetivo já existente nas companhias, contribuindo ainda mais para o atendimento das demandas 190, desenvolvendo atividades de polícia ostensiva preventiva na região, contribuindo para a diminuição de delitos e maior sensação de segurança das pessoas que residem, trabalham ou circulam pela região.
Considerando que não há registro de nenhuma das ocorrências de furto citadas, a Polícia Militar orienta que é de extrema importância o registro das ocorrências para subsidiar a distribuição do policiamento e as ações de polícia na cidade. Reforçamos que qualquer situação suspeita ou de perigo, a população pode ajudar através do disque denúncia, telefone 181, não precisando se identificar ou deve ser comunicada à Polícia Militar através do telefone de emergência 190.

Reprodução

Reprodução

Reprodução