Moradora de condomínio de luxo na Enseada chama diarista de “neguinha e macaca”; VÍDEO
Por Santa Portal em 19/03/2023 às 13:30
A moradora de um condomínio de luxo localizado na orla da Praia da Enseada é acusada de insultar uma diarista com expressões racistas como “neguinha” e “macaca”. Segundo a vítima, que conta com o testemunho de uma colega de trabalho, tudo aconteceu porque ela, sem querer, deixou cair alguns respingos de água no quintal da casa da ofensora. O episódio aconteceu na tarde de sexta-feira (17), sendo registrado à noite na Delegacia de Guarujá.
De acordo com Marilene da Silva Santos Cândido, de 45 anos, ela realizava a faxina de uma casa de seus patrões, que está desocupada. Durante a lavagem, alguns respingos caíram no quintal do imóvel vizinho e teriam atingido também um cachorro, porque o muro que separa as moradias é baixo. Esse episódio foi o suficiente para que a acusada passasse a xingar a vítima, que tentou acalmá-la e se propôs a secar o que havia molhado de modo involuntário.
Porém, após essa manifestação de Marilene, a vizinha ficou ainda mais enfurecida, passando a chamar a diarista de “empregadinha, macaca, neguinha”. Ela proferiu outros xingamentos e ainda disse que ali não era lugar para a vítima estar. Os insultos racistas só cessaram quando o marido da acusada interveio, pedindo para ela não discutir mais, pois comunicariam o caso ao síndico. O episódio aconteceu no Condomínio Costa do Mar, na Avenida Miguel Stéfano, 5.235.
Acompanhada da colega de trabalho que a tudo testemunhou, Marilene registrou boletim de ocorrência e manifestou o desejo de processar criminalmente a ofensora, identificada por ora apenas pelo prenome e pelo número de sua casa. Com base no relato da vítima, o delegado Josias Teixeira de Souza classificou o delito como injúria racial, previsto no artigo 2º-A da Lei 7.716/1989 e punível com reclusão de dois a cinco anos. (EF)
Confira o relato da vítima no vídeo abaixo: