Menores são apreendidos com facas em escolas de São Vicente
Por Santa Portal em 10/04/2023 às 19:11
Dois menores foram apreendidos com facas na Escola Estadual Yolanda Conte e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vera Lúcia Machado Massis, ambas no bairro Cidade Náutica, em São Vicente. As apreensões ocorreram nesta segunda-feira (10).
De acordo com a Prefeitura de São Vicente, a Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada para as duas ocorrências. Os alunos alegaram que levaram as facas nas mochilas com a intenção de se defenderem de possíveis ataques. Os dois casos estão em investigação.
Segundo a administração, a GCM encaminhou os dois, juntamente com os pais, ao 1° DP de São Vicente, onde foi registrado o Ato Infracional e a Polícia Civil deu os devidos encaminhamentos aos casos.
Em nota, a Prefeitura esclareceu que anunciou medidas de reforço na segurança das escolas municipais. Entre elas, estão o aumento em até três vezes do número de viaturas que realizam o Patrulhamento Comunitário Escolar da Guarda Civil Municipal, a instalação de novas câmeras nas unidades educacionais, integradas ao Centro de Controle Operacional (CCO), garantindo monitoramento 24h.
“Em 2022, a Prefeitura contratou controladores de acesso nas unidades, que a partir de agora receberão formação específica para lidar em situações de crise. Esta capacitação também será dada aos demais profissionais das escolas do Município.
Outra importante medida já adotada pela Secretaria de Educação (Seduc) em janeiro deste ano, e que será intensificada neste mês de abril, é a do programa de psicólogo nas unidades escolares, tendo em vista que, os atentados cometidos nos ambientes escolares têm, em muitas vezes, questões relacionadas à saúde mental, como pano de fundo”, finalizou a administração, em nota.
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) informou ao Santa Portal que a unidade escolar tomou todas as providências de acordo com as diretrizes de ameaça, acionou a Polícia Militar e os responsáveis pelo aluno. O caso foi inserido no Placon. A Diretoria de Ensino de São Vicente está à disposição da comunidade escolar para esclarecimentos.
A Seduc-SP ainda ressaltou que as escolas da rede estadual estão atentas aos comportamentos dos estudantes, atuando com a escuta ativa e mediação, buscando solucionar os conflitos identificados. Periodicamente, a equipe CONVIVA SP promove encontros formativos junto aos COE (Coordenador de Organização Escolar) cujas pautas são voltadas à promoção da cultura da paz, à valorização da vida e à mediação de conflitos