Megaoperação mira grupo criminoso que fraudou site da Prefeitura de Praia Grande
Por Luana Takahashi e Valmir Salaro/Folhapress em 05/09/2024 às 15:00
O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) deflagrou, nesta quinta-feira (5), uma megaoperação contra um grupo criminoso que dava golpes milionários através de centrais telefônicas e sites falsos de prefeituras e de venda de ingressos. O site da Prefeitura de Praia Grande foi um dos alvos.
As ações estão sendo realizadas em São Paulo, Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. São 28 mandados de busca e apreensão cumpridos nesses estados.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), os policiais identificaram que a quadrilha atuava em quatro núcleos diferentes. No primeiro, o grupo fraudou o site da Prefeitura de Praia Grande em que os valores pagos pelos contribuintes de guias de recolhimento e tributos eram desviados para conta de terceiros.
Já o segundo simulou uma central telefônica de banco para convencer as pessoas a contratarem empréstimos e fazer transferências bancárias para contas desconhecidas. O esquema utilizava aplicativos falsos e ligações feitas por robôs.
O outro alvo investigado é uma fraude contra uma empresa de soluções tecnológicas. Os golpistas invadiram o sistema operacional da empresa e realizaram diversas transações instantâneas, movimentando valores para outras contas. O prejuízo estimado é de R$ 6 milhões.
Os policiais também identificaram a atuação do grupo que clonava sites de vendas de ingressos para desviarem os valores pagos.
Segundo a pasta, as investigações prosseguem para saber se há envolvimento de alguma facção criminosa que investe em escritórios do crime para lavar dinheiro para o crime organizado.