Médico é preso por injúria racial contra paciente no AME de Praia Grande
Por Santa Portal em 04/02/2026 às 15:00
Um médico de 62 anos foi preso em flagrante nesta terça-feira (3) por injúria racial, após ofender uma paciente de 66 anos, no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Praia Grande, no litoral de São Paulo.
Procurada pelo Santa Portal, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou o caso e informa que determinou a abertura imediata de sindicância para apurar a denúncia, diante da gravidade do relato da paciente. O profissional teria proferido falas e feito gestos racistas.
A Fundação ABC, gestora do AME e responsável pela contratação do médico, afastou o profissional até a conclusão da apuração.
“A Pasta reitera que todos os serviços de saúde devem pautar o atendimento pelo absoluto respeito, pela ética profissional e pela garantia de acolhimento e dignidade a cada paciente, sem qualquer forma de discriminação. A Secretaria acompanhará a apuração e adotará as providências cabíveis, conforme a legislação vigente”, diz a nota da Secretaria de Saúde de SP.
Já a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo informa que o caso foi registrado como preconceito de raça ou cor na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Praia Grande.
O médico foi detido e encaminhado à delegacia, onde permaneceu à disposição da Justiça.