Lula será encaminhado para a Penitenciária de Tremembé
Por #Santaportal em 07/08/2019 às 09:49
JUSTIÇA – A juíza substituta Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba, assinou decisão na manhã de hoje autorizando a transferência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva da capital paranaense para São Paulo.
De acordo com a autorização do juiz Paulo Eduardo de Almeida Sorci, coordenador e corregedor dos presídios de São Paulo, o local será a penitenciária II de Tremembé.
Ainda segundo a decisão de Carolina Lebbos, a manutenção da prisão de Lula em Curitiba causa prejuízo ao interesse público, pois emprega recursos humanos e financeiros dirigidos à atividade policial na custódia do ex-presidente.
“Verifica-se, ademais, que as disposições legais invocadas contemplam hipóteses de prisão especial – e não necessariamente de recolhimento em Sala de Estado Maior. A cela especial poderá consistir em alojamento coletivo, atendidos os requisitos de salubridade do ambiente, pela concorrência dos fatores de aeração, insolação e condicionamento térmico adequados à existência humana”, diz trecho do despacho da magistrada, referindo-se às condições do local no qual Lula ficará.
Na decisão, Carolina Lebbos também levou em conta o pedido da defesa de Lula. Os advogados alegam que estando em São Paulo o ex-presidente ficaria mais perto de familiares e amigos.