Ligações clandestinas causam incêndio e queda de energia em São Vicente
Por Santa Portal em 19/09/2024 às 16:00
Ligações clandestinas na rede elétrica da Rua Goiânia, no Quarentenário, em São Vicente, causaram o incêndio de um transformador, da fiação de telefonia e, consequentemente, uma queda de energia em alguns pontos do bairro, na noite desta quarta-feira (18). O Corpo de Bombeiros foi acionado, por volta de 21h20, para extinguir o fogo e isolar o local.
Logo após, equipes da CPFL Piratininga, empresa que presta serviços à região, atenderam a ocorrência de falta de energia e confirmaram que a interrupção e os danos à rede de distribuição foram provocados por ligações clandestinas no local. A situação foi regularizada e o fornecimento, normalizado.
“Ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções”, disse a CPFL em nota enviada ao Santa Portal. “Além disso, colocam em perigo a população e as próprias pessoas não habilitadas que arriscam suas vidas ao manipular indevidamente a rede”.
A CPFL Piratininga reforçou que furto de energia é crime. E pode encarecer a conta de energia para todos, pois parte dos prejuízos são distribuídos pela Aneel para as tarifas das distribuidoras. No entanto, a Polícia Civil não localizou registros com as características informadas até o momento.
Já a Prefeitura de São Vicente, por meio da Subprefeitura da Área Continental, informou que enviará uma equipe ao local para verificar se o caso é de responsabilidade da administração municipal e, diante disso, tomar as devidas providências. A Secretaria de Defesa e Organização Social (Sedos), por sua vez, afirmou que a Guarda Civil Municipal (GCM) não foi acionada para esta ocorrência.
Casos reincidentes em São Vicente
Em ações de combate a fraudes e furtos, a CPFL Piratininga regularizou 9.559 instalações na Baixada Santista em 2023. São Vicente foi a cidade da região com o maior número de irregularidades encontradas, 2.415.
Clientes da CPFL Piratininga podem contribuir de forma sigilosa para o combate ao furto de energia. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo CPFL Energia e o site.