Levantamento coloca quatro cidades da Baixada entre as 10 mais expostas à violência no Estado
Por #Santaportal em 21/08/2020 às 17:09
BAIXADA SANTISTA – Um levantamento feito pelo Instituto Sou da Paz colocou quatro cidades da Baixada Santista entre as dez cidades do Estado com maiores índices de exposição à criminalidade violenta. Itanhaém lidera o ranking, com Mongaguá em segundo lugar. Peruíbe e Praia Grande também aparecem entre os 10 primeiros.
Itanhaém e Mongaguá aparecem como as duas primeiras levando em consideração a média ponderada dos subíndices responsáveis pela análise.
O IECV é calculado a partir da média ponderada de três subíndices: crimes letais (homicídio e latrocínio), crimes contra a dignidade sexual (estupro) e crimes contra o patrimônio (roubo ? outros, roubo de veículo e roubo de carga). São analisados, segundo esses critérios, os 139 municípios do estado com ao menos 50 mil habitantes.
Peruíbe é a sexta colocada nesse levantamento, com Praia Grande em nono lugar. Bertioga (11ª), Guarujá (41ª), Sâo Vicente (61ª), Cubatão (80ª) e Santos (95ª) também integram o ranking.
?Devido à quarentena, houve uma profunda mudança na circulação e comportamento das pessoas que afetou o fenômeno criminal, tornando necessário um olhar detalhado e uma maior atenção dos gestores públicos para o período?, comentou Carolina Ricardo, diretora-executiva do Instituto Sou da Paz.
Entre os índices que sofreram alteração no estado no semestre estão os crimes patrimoniais, com queda de 31% dos roubos de veículos, por exemplo, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Por outro lado, os homicídios subiram 4,5% no estado no primeiro semestre de 2020. Os estupros no estado apresentaram queda de 14% durante o semestre. ?Mas os números podem ser maiores, já que este é um crime sujeito à subnotificação?, alertou Carolina.