Ladrões lançam variante de furto que já é rotina e agora levam até fiação de trólebus

Por Santa Portal em 26/06/2023 às 06:00

O furto de fiação dos mais diversos tipos, principalmente relacionados à telefonia, TV a cabo e internet, se disseminou pelas principais cidades do País. Porém, em Santos, essa modalidade de crime ganhou uma nova variante: o cabeamento da rede trólebus.

Ladrões não identificados furtaram cerca de 200 metros da fiação da rede de trólebus na Rua Brás Cubas, altura da Praça José Bonifácio, no Centro, onde ficam a sede do Poder Judiciário, a Catedral, o Teatro Coliseu e a subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Embora o delito tenha ocorrido na sexta-feira (23), em horário incerto, o caso só foi comunicado à Polícia Civil na manhã deste domingo (25) por um preposto da empresa Piracicabana, permissionária do serviço de transporte público na Cidade.

Segundo ele, um motorista da linha 965 o informou sobre o rompimento do cabo de trólebus no local e o furto de aproximadamente 200 metros dessa fiação, “prejudicando o tráfego dos coletivos”.

Veículos substituídos

Informada sobre o episódio pelo Santa Portal, a Prefeitura – responsável pela permissão do serviço de transporte público no município – informou por meio de nota da Diretoria de Comunicação que os trólebus, atualmente, não estão circulando em Santos.

Conforme o comunicado, “em razão das obras do VLT (veículo leve sobre trilhos) no Centro, os trólebus estão fora de operação, sendo substituídos por ônibus a diesel”. A retomada dos coletivos elétricos depende da conclusão dessas obras.

O canal oficial municipal acrescentou que “em razão da ocorrência de furto de cabo da rede aérea, técnicos da permissionária do serviço de transporte coletivo fizeram os reparos, isolando-os da via pública para não causar acidente”.

Por fim, a nota informou que as autoridades policiais “têm acesso a todas as imagens das mais de 1.700 câmeras interligadas ao Centro de Controle Operacional (CCO)”. No entanto, embora importante esse aparato tecnológico, é fato que ele não evitou o furto, cuja autoria continua ignorada pela Polícia Civil. (EF)

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.