Justiça nega devolução de cachorro agredido por ex-GCM em Praia Grande
Por Santa Portal em 31/03/2026 às 10:00
A Justiça negou o pedido de liberação do cachorro que foi agredido pelo próprio tutor dentro de um elevador em um prédio de Praia Grande, no litoral de São Paulo. A defesa do investigado informou que recorreu da decisão e aguarda nova análise do caso.
Segundo o advogado Leonardo Camargo, foi impetrado um mandado de segurança após o juiz de Santos negar a devolução do animal ao tutor, o ex-Guarda Civil Municipal (GCM) Christiano José Bezerra da Silva, de 58 anos. O advogado afirmou que pretende despachar com um desembargador para tentar reverter a decisão. De acordo com a defesa, a expectativa é de que haja uma nova manifestação judicial ainda nos próximos dias.
Relembre o caso
O animal foi agredido no último dia 27 dentro de um elevador de um edifício localizado no bairro Caiçara. Imagens de uma câmera de segurança registraram o tutor desferindo tapas e chutes contra a cadela.
Em determinado momento, o homem também puxou o cachorro pela coleira, pressionando o pescoço do animal. O investigado prestou depoimento posteriormente, após não comparecer à primeira data marcada. À época, a defesa informou que o uso da força teria ocorrido para conter uma briga com outro cachorro.
O cachorro está provisoriamente sob os cuidados do vereador e protetor de animais Cadu Barbosa (PRD), que informou que o cão será encaminhado para uma ONG mantida por ele na cidade até que possa ser adotado por uma nova família.