Idoso é morto com perfuração no pescoço em centro de recuperação de dependentes
Por Santa Portal em 19/08/2022 às 11:10
Edigard Pereira de Andrade, de 75 anos, foi assassinado com uma perfuração no pescoço em uma clínica de reabilitação de dependentes químicos, em Bertioga. O crime foi descoberto por volta das 12h30 de quarta-feira (17), no momento em que um funcionário serviria o almoço ao idoso, que era portador de esquizofrenia. Por enquanto, o caso é um mistério e policiais da 2ª Delegacia de Homicídios de Santos tentam desvendá-lo.
Segundo um cabo da Polícia Militar, ele foi acionado para comparecer ao Centro de Recuperação Fênix Nova Vida, no bairro Caiubura, porque um paciente teria morrido de “causa natural”. No entanto, um médico do Pronto-Socorro de Bertioga, que se deslocou à clínica de ambulância, constatou a perfuração no pescoço. A arma usada no homicídio não foi encontrada. Ela pode ser uma faca ou instrumento pontiagudo.
Coordenador geral do Fênix Nova Vida, Adriano Silveira informou ao Santa Portal que Edigard estava internado no centro de recuperação desde setembro de 2021 e ficava alojado em um quarto com mais dois pacientes. Um deles também é idoso e tem severa limitação de mobilidade. O outro é um rapaz, mas com idade mental de 7 anos, “sem histórico de violência” nos quatro anos em que está na clínica, conforme frisou Silveira.
A rotina da clínica, que está instalada em um sítio, seguia normal na manhã de quarta-feira. Entre 10 e 12 horas, como de costume, o coordenador se reuniu com cerca de 90% dos internos para discutir assuntos sobre espiritualidade. Silveira explicou que esses encontros fazem parte do tratamento e deles participam todos os pacientes que possuem condições físicas e mentais.
Após a reunião, ainda conforme o coordenador, houve a oração que antecede o almoço. Por não poder participar do encontro, Edigardi teria a refeição servida no quarto. O funcionário incumbido dessa tarefa tomou um susto ao se deparar com o idoso morto e bastante ensanguentado, avisando de imediato os seus superiores.
Quem matou o idoso, por ora, é uma incógnita. O Fênix Nova Vida atende atualmente 52 pacientes, todos adultos e do sexo masculino. Preocupado com a segurança dos demais internos, o coordenador geral espera que as investigações esclareçam logo o crime. (EF)