Idoso abandona gata em sacola após pensar que animal estava morto em São Vicente; VÍDEO

Por Santa Portal em 11/09/2025 às 20:00

Reoprodução
Reoprodução

Um idoso, de 66 anos, é investigado por maus-tratos a animais, em São Vicente, no litoral de São Paulo, após abandonar uma gata dentro de uma sacola plástica em via pública. O caso ocorreu no último dia 3 e foi registrado no 2º Distrito Policial da cidade. O pet, batizado com Life – vida, em inglês – segue em recuperação no Hospital Viva Bicho.

De acordo com o delegado assistente do 2º DP, Francisco Savoia, o homem disse em interrogatório, nesta quarta-feira (10), que encontrou o animal perto de casa e acreditou que ele estivesse morto. Por isso, colocou a gata em um saco de lixo e a deixou em uma praça no bairro Cidade Náutica. A situação foi percebida por populares, que posteriormente procuraram o homem.

Depois, ao ser avisado por vizinhos de que o animal ainda estava vivo, o idoso afirmou ter levado a gata, já em outra sacola, até a porta de uma clínica veterinária – que estava fechada naquele momento. Ele alegou ter idade avançada, problemas de saúde e disse que não teria condições de cuidar da gata. As ações foram fagradas por uma câmera de segurança. Veja mais abaixo.

As imagens foram gravadas por moradores e encaminhadas à Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal (Sebem). O órgão recebeu a denúncia por meio de um vídeo que mostrava o abandono. Uma vizinha identificada nos autos confirmou à polícia que viu o suspeito carregar o saco preto por volta das 14h50 do dia do caso.

O inquérito foi concluído e encaminhado à Justiça nesta quinta-feira (11). “Temos as declarações da Secretaria, imagens dos fatos e o interrogatório do investigado. Agora cabe ao Judiciário responsabilizá-lo na medida da culpabilidade dele”, afirmou.

A gata foi resgatada e levada ao Hospital Viva Bicho, vinculado ao Instituto Eliseu. Segundo a presidente da entidade, Leila Abreu, o animal chegou em estado grave, com comprometimento neurológico, pulgas, lama pelo corpo, hipotermia e desidratação. Após internação, apresentou melhora. “Aparentemente sofreu um trauma, como uma paulada, mas já voltou a andar e se alimentar sozinha”, disse.

O caso ganhou repercussão após o vídeo circular nas redes sociais. Para a ONG, a divulgação foi essencial para acelerar a apuração. “Se não tivéssemos publicado, isso teria ficado no sigilo”, afirmou Leila. A conduta do suspeito se enquadra no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), que prevê pena de três meses a um ano de detenção e multa por maus-tratos a animais.

Procurada pelo Santa Portal, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Sebem, informa que o animal foi resgatado e encaminhado a uma ONG especializada em acolhimento.

A Sebem também registrou boletim de ocorrência com todas as informações colhidas até então.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.