Guarujá registra aumento no número de casos de furto de cabos
Por Santa Portal em 12/05/2024 às 08:00
Na manhã deste sábado (11), foi registrado mais um caso de furto de cabos de energia, em Guarujá. Desta vez, na avenida D. Pedro I, no bairro São Miguel, onde a ação dos bandidos provocou curto-circuito, resultando na interrupção do fornecimento para 67 moradores do bairro. Duas pessoas foram presas em flagrante.
Entre os meses de janeiro e maio de 2024, a concessionária Neoenergia Elektro já contabilizou mais de 200 casos de furto de cabos de energia em Guarujá. As ocorrências foram registradas nos bairros Enseada, Jardim Virgínia e Santo Antônio. A concessionária conta com o apoio das polícias Civil, Militar e Guarda Civil Municipal (GCM), que têm trabalhado na investigação e na criminalização dos receptores dos cabos furtados.
A Neoenergia Elektro reforça que cortar fios elétricos é considerado furto qualificado, previsto no Código Penal. As consequências para quem manuseia cabos com partes energizadas podem ser graves, chegando a casos extremos de morte ou lesões irreversíveis, como perda de membros e fraturas por queda. Além de perigosa, a ação interrompe de forma inesperada o fornecimento de energia, causando transtornos para muitos clientes.
Caso sejam identificados cabos de energia pendurados nos postes, a orientação é que a população não se aproxime e caso pessoas não autorizadas sejam flagradas entrando ou fazendo intervenções em postes, a orientação é acionar a Polícia Militar pelo telefone 190, além de contatar imediatamente a concessionária.