Funcionário da Sabesp morre limpando captação de água em Bertioga
Por #Santaportal em 03/01/2019 às 08:07
ACIDENTE – Um funcionário da Sabesp morreu na véspera de Ano Novo quando fazia limpeza na captação de água, que fica dentro da área de segurança da Usina de Itatinga, em Bertioga.
Wellington Ferreira, 36, se afogou durante um procedimento de rotina. Ele limpava e retirava folhas da grade instalada na entrada da captação. O acidente ocorreu por volta das 16h30 da última segunda-feira (31).
Segundo a Sabesp, o funcionário estava dentro da água e retirou a grade que bloqueia a entrada da captação e prendeu a perna direita na tubulação, vindo a óbito por afogamento.
Wellington estava com um companheiro de trabalho que não conseguiu ajudá-lo nem ligar para o socorro com urgência, pois não existe sinal de celular no local. O colega teve que correr até o porto, ao lado da Usina, e ligou para a emergência. O Corpo de Bombeiros chegou por volta das 18 horas, mas o funcionário já estava morto.
A polícia técnica foi ao local para realização de perícia e, aproximadamente às 22 horas, o corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML).
Em nota, a Sabesp informou que lamenta profundamente a morte do funcionário Wellington Ferreira e ressaltou que permanece prestando toda a assistência aos seus familiares. Wellington deixa esposa e quatro filhas.
A Diretoria do Sindicato dos Urbanitários (Sintius) também lamentou a morte do funcionário. “É de se estranhar o fato de a empresa já se manifestar publicamente a respeito do assunto e informar à imprensa que o funcionário não seguiu os procedimentos de segurança. Afinal, a equipe da Comissão de Análise e Investigação de Acidentes da própria estatal, composta por representante do Sindicato, ainda vai apurar a situação e não emitiu qualquer conclusão nesse sentido”.
O Sindicato tem todo o interesse de esclarecer o que aconteceu nessa trágica situação e cobra da Sabesp providências para evitar novos acidentes de trabalho, bem como exige a retratação da companhia na imprensa em relação à acusação que fez ao funcionário falecido. A Diretoria do Sintius está à disposição para prestar qualquer assistência à família de Ferreira.