Força-tarefa remove construções irregulares na Serra do Mar
Por Santa Portal em 25/05/2024 às 08:00
Equipes da Guarda Ambiental, que integra a Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande, e da Polícia Ambiental fizeram, na última quinta-feira (23), a retirada de cinco construções irregulares que estavam localizadas após o Rio Aguapeú, tendo como acesso o Bairro Esmeralda. O trabalho da Guarda Ambiental tem sido fundamental para o combate a construções irregulares e outros crimes ambientais na Cidade, já tendo se tornado referência para corporações de outras localidades.
O levantamento das invasões foi iniciado ainda no mês de abril, quando foram georreferenciados os danos e seus responsáveis autuados.
De acordo com o inspetor inspetor-chefe, Fábio Barbatano Marques, para chegar aos locais de difícil acesso foi empregada uma embarcação da Guarda Ambiental. “Neste período fizemos também apreensões de armas de fogo, munições e armadilhas empregadas no crime de caça”.
Ele explicou ainda que, na quinta-feira, foi realizado o desfazimento das construções identificadas anteriormente, após um trabalho de planejamento e estudo do território. “Essas construções, ainda que com perfil de uso esporádico, interferem diretamente no equilíbrio do ecossistema local, uma vez que impactam diretamente a flora e fauna nativas, com a introdução de espécies vegetais exóticas (cultivo),
animais de criação e descarte de resíduos. Uma vez instaladas nestes locais, as pessoas estão suscetíveis também aos riscos de alagamento e deslizamento. Prevenir é fundamental”.
A ação faz parte do planejamento da Comissão Especial para Contenção de Invasão das Áreas de Preservação com o objetivo de identificar novas áreas sensíveis de ocupação irregular além das já mapeadas e congeladas.
Atuações
A Guarda Ambiental de Praia Grande atua na Cidade com um importante trabalho na preservação do Meio Ambiente. O grupamento tem desenvolvido um trabalho marcante em áreas de preservação da Cidade, inclusive fazendo parte da Comissão Especial de Proteção das Áreas de
Preservação, que tem como principal objetivo identificar todas as ocupações desordenadas em áreas de preservação e risco, estabelecendo as medidas necessárias para a proteção desses espaços. Além disso,
realiza importantes ações de resgate de animais silvestres.