Estudante e professora são presos protestando contra escolas cívico-militares em Praia Grande
Por Santa Portal em 01/08/2024 às 15:00
Um estudante e uma professora foram presos na manhã desta quinta-feira (1º), em Praia Grande, enquanto protestavam contra o projeto de implantação das escolas cívico-militares nas cidades da Baixada Santista.
“Na manhã desta quinta-feira (01/08), enquanto panfletavam contra a militarização e a privatização das escolas em frente a E.E. Reverendo Augusto Paes D’Avila, na Praia Grande, a professora Priscila Toledo e o estudante de pedagogia Gabriel Bueno – ambos militantes da UP e do Movimento Luta de Classes, foram detidos pela PM e levados para a DP sob o pretexto de que estariam injuriando e desacatando a polícia militar no texto do panfleto”, diz o trecho do comunicado da Unidade Popular (UP) São Paulo.
Procurada pelo Santa Portal, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo informou que policiais militares realizavam patrulhamento na Avenida Luzia Encarnação Vidal, quando viram o jovem e a mulher abordando alunos que estavam em uma unidade de ensino.
O casal foi abordado e com eles foram encontrados panfletos, que foram apreendidos. O homem teria desacatado os policiais e foi conduzido à delegacia.
O caso foi registrado como desacato e localização/apreensão de objeto pela Central de Polícia Judiciária (CPJ) da cidade e encaminhado ao Jecrim (Juizado Especial Criminal).