Esteticista denuncia racismo em mercado de Praia Grande: "disse que saí do esgoto"; VÍDEO

Por Santa Portal em 21/01/2022 às 12:14

A esteticista Isabella Nascimento de Assis Vecchini, de 20 anos, denunciou o crime de racismo cometido contra ela na última segunda-feira (17), em um mercado na Avenida Costa e Silva, no Boqueirão, em Praia Grande. Ela estava na fila junto com duas colegas de trabalho, quando foi ofendida por um homem que a teria chamado de “incenso de macumba” e dito que ela “saiu do esgoto”.

Isabella contou ao Santa Portal que tudo aconteceu por volta de 11h30, enquanto aproveitavam o intervalo entre clientes para fazer compras. “Eu decidi mudar de fila, porque a do lado estava menor. Esse homem chegou falando que estava na fila. Perguntei para a pessoa da frente se ele estava e ela disse que não. Ele começou a bater boca. Não sou de ouvir calada, mas nunca o ofendi. Começou falando do cabelo, dizendo que sai do esgoto, me chamou de incenso de macumba. Apontamos que era racismo e ele não parou”, disse.

A esteticista relatou que ele resmungava muitas ofensas. Portanto, decidiu começar a gravar para provar o que estava acontecendo. “O caixa do mercado em momento algum interviu, disse que ele estava errado. Eu frequentava todos os dias, era conhecida. Eu sei que tem um botão para a gerência vir na hora. Não mostrou nenhuma indignação. Pedi as imagens, o caixa disse que não sabia se iria conseguir”.

A moradora de Praia Grande registrou a ocorrência online.

Racismo

Apesar de revoltada, Isabella disse ter se mantido calma. “Se é difícil ser negra na sociedade, é mais difícil ainda ser negra retinta. Minha pele é mais escura. Fiz uma transmissão ao vivo. Algumas pessoas viram na hora e depois postei no meu perfil contando toda a história”.

Com o apoio da gerente da clínica que trabalha, voltou ao mercado e a Polícia Militar foi acionada. “A gerente não se importou e nem o funcionário deu assistência. Confesso que, de primeiro momento, eu não iria denunciar, porque nunca dá em nada. Já passei por coisas horríveis outras vezes”, falou.

De acordo com ela, quando postou os vídeos nas redes sociais, recebeu mensagens de apoio e dizendo que ela era corajosa de expor o que aconteceu. “Muita gente disse que passou por coisa parecida e não expôs. É inadmissível como lidamos com isso. Silenciamos esse crime. Temos que usar nossa voz para mostrar que o racismo existe sim. É escancarado, acontece todos os dias”, falou.

Pronunciamento

O supermercado Dia informou que está apurando o caso, e que não compactua com qualquer atitude desrespeitosa, primando por relações éticas com seus clientes, colaboradores e parceiros.

A companhia também afirmou que investe constantemente na disseminação de seus valores e na melhoria dos seus processos para contínuo aperfeiçoamento das relações e atendimento ao público, além de se colocar à disposição para esclarecimentos.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.