Em vídeo, policiais cantam que "miram na cabeça e atiram para matar"; Assista
Por #Santaportal em 31/08/2018 às 15:30
SANTOS – Um vídeo que circula nas redes sociais vem causando bastante polêmica entre moradores da região. Nas imagens, uma tropa da Polícia Militar corria pela Avenida Ana Costa, no bairro Gonzaga, em Santos, fazendo um treinamento e entoando cantos. Em um deles, os policiais dizem: ?Eu miro na cabeça e atiro para matar. Se munição eu não tiver, pancadaria vai rolar?.
Os cantos entoados pela tropa nessa atividade vão contra o que é pregado pelo Método Giraldi, utilizado desde 1998 pela Polícia Militar do Estado de São Paulo. A filosofia deste método foi implementada visando mudar uma cultura importada da instrução de tiro das Forças Armadas, seguindo também uma resolução das Organização das Nações Unidas (ONU), adotada também pelo Brasil, que prevê o uso legítimo da força e de armas de fogo quando for inevitável, mas ?minimizando danos e ferimentos, além de respeitar e preservar a vida humana?.
Em nota, a Polícia Militar esclarece que o vídeo veiculado nas redes sociais não reflete os princípios adotados pela Instituição, que defende a vida e a integridade física das pessoas. Os instrutores responsáveis foram afastados da atividade de docência e foi instaurado procedimento disciplinar para apuração.