03/07/2022

Construtor tem paramotor apreendido por sobrevoar área de praia com restrição; VÍDEO

Por Santa Portal em 03/07/2022 às 17:15

Santa Portal
Santa Portal

Praticante de paramotor há cerca de 15 anos, um construtor de 61 anos de idade teve o seu equipamento apreendido por policiais militares por sobrevoar a orla de Praia Grande, em área restrita, na tarde de sábado (2). O caso foi registrado como “abuso na prática da aviação”, infração prevista no artigo 35 da Lei das Contravenções Penais.

“Eu fazia um teste com o meu equipamento e não percebi que era o Águia (helicóptero da Polícia Militar) que sobrevoava sobre mim. Pousei na faixa de areia porque já tinha concluído o teste. Não recebi qualquer determinação de pouso e não sabia que a área era restrita”, declarou o construtor, com exclusividade, ao Santa Portal.

Praticante também de voo livre, o construtor pilotava um paramotor da marca italiana Vittorazi, cujo preço de um modelo novo varia de R$ 17 mil a R$ 19 mil. Segundo os policiais militares, o Grupamento de Patrulhamento Aéreo os acionou porque um homem estaria sobrevoando a faixa de areia da orla da praia do Jardim Real.

Habilitação vencida

O local mencionado pelos PMs fica em “espaço aéreo condicionado”, que possui restrição por ser área considerada proibida, perigosa ou restrita. Momentos após o pouso do acusado, os policiais o abordaram. O construtor apresentou habilitação para voos desportivos, mas ela está vencida desde 2015.

O acusado alegou não ter conhecimento da restrição de voos naquele trecho da orla. Ele foi conduzido à Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Praia Grande, onde foi elaborado termo circunstanciado (TC), “sem prejuízo de posterior reenquadramento ou comprovação da materialidade de outras infrações penais”, conforme o documento.

O delegado Sérgio Luiz Rossi Júnior liberou o construtor após ele assinar compromisso de comparecimento ao Juizado Especial Criminal (Jecrim) quando for intimado. O paramotor ficou apreendido, sendo depositado ao tenente-coronel Alexandre Gallo Rodrigues, comandante do Grupamento de Patrulhamento Aéreo de Praia Grande. (EF)

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.