CNMP abre apuração contra promotor que comparou advogada a 'cadela'; vídeo

Por Eduardo Velozo Fuccia/Vade News em 15/09/2023 às 06:00

Reprodução/Vade News
Reprodução/Vade News

Um promotor do Ministério Público do Amazonas comparou uma advogada a uma “cadela” e, de ofício, a Corregedoria Nacional do Ministério Público (CNMP) determinou a abertura de Reclamação Disciplinar (RD) para apurar suposta prática de misoginia e infração disciplinar decorrente de violação do dever funcional.

A declaração do promotor Walber Luís Silva do Nascimento repercutiu nacionalmente na mídia. Ela ocorreu durante sessão do Tribunal do Júri e o próprio representante do Ministério Público, ao final, disse em plenário que não estranharia se a advogada acionasse a Comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Porém, foi o órgão de classe do promotor, por meio do CNMP, quem primeiro se manifestou, e não para protegê-lo, mas apurar a sua conduta. Conforme decisão e portaria assinadas na quarta-feira (13) pelo corregedor nacional do Ministério Público, conselheiro Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, Nascimento dever ser notificado e terá dez dias para se manifestar.

De acordo com D’Albuquerque, a RD é o procedimento investigativo de notícia de falta disciplinar atribuída a membro ou servidor do MP, possuindo a Corregedoria do CNMP competência constitucional para receber reclamações e denúncias de quaisquer interessados, bem como de instaurar procedimentos de ofício.

Segundo o corregedor nacional, vídeos e reportagens chegaram ao seu conhecimento, nos quais o promotor, “em ato judicial, teria comparado advogada a uma ‘cadela’, caracterizando, em tese, a prática de conduta misógina e possível infração disciplinar decorrente de descumprimento de dever funcional”.

* Por Eduardo Velozo Fuccia / Vade News

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.