Casal que assaltou joalheria e fez funcionária refém planejou ação por dias, diz delegado
Por Santa Portal em 08/02/2023 às 16:00
O delegado seccional de Praia Grande, Flávio Ruiz Gastaldi, revelou em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (8) que o casal responsável por assaltar uma joalheria no Litoral Plaza Shopping, fazendo uma vendedora de refém, planejou toda a ação durante dias.
Gastaldi confirmou que o casal morava na Vila Brasilândia, na Zona Norte da Capital, e havia se mudado há pouco tempo para Mongaguá. Desde então, eles passaram a estudar locais onde pudessem realizar um assalto, com grande margem de lucro.
“É um casal que morava junto em Mongaguá. Eles eram de São Paulo e estavam em Mongaguá. Alugaram uma casa em Mongaguá, vieram para cá, e estavam alguns dias planejando a ação. Eles foram no shopping estudar o local, planejaram esse assalto”, disse Gastaldi.
O delegado falou que, apesar de todo o planejamento da ação, o assalto tinha poucas chances de ser bem-sucedido. “(Os criminosos são) extremamente despreparados, não tinha condições nenhuma de obter êxito. A segurança em Praia Grande é muito boa, principalmente na região do shopping, onde tem um batalhão da Polícia Militar perto. É um local fácil de fechar os acessos. Tanto é que, rapidamente, eles foram cercados, não tiveram chance de êxito”, concluiu.
Em depoimento após ser preso, o suspeito, Felipe Gustavo Aquinno de Souza, disse que tinha plena consciência de que se tratava de uma ação perigosa, mas decidiu assumir o risco porque os resultados poderiam ser compensadores.
Ele e a mulher foram levados ao shopping por um motorista de aplicativo, mas a corrida foi contratada de modo particular, porque já possuíam o WhatsApp do profissional. Por enquanto, não há prova de que o condutor do carro tivesse ciência do crime. Por esse motivo, ele foi liberado.
O motorista negou qualquer participação no assalto. Morador em Peruíbe, ele disse que passou o seu contato para o casal em outra ocasião, há cerca de um mês, quando o transportou no Litoral Sul. Na terça-feira, o casal lhe perguntou se ele poderia levá-lo de Mongaguá ao Litoral Plaza. Sem desconfiar de nada, esse investigado afirmou que fez a corrida e ficou aguardando os passageiros no estacionamento do shopping.
Entenda o caso
Um casal de ladrões invadiu um shopping de Praia Grande e causou pânico na noite desta terça-feira (7). Os criminosos estavam armados e assaltaram uma joalheria. Eles fugiram para uma loja de departamento e fizeram reféns assim que viaturas da Polícia Militar chegaram ao local. Outros dois suspeitos foram capturados em um carro, perto do shopping.
O shopping foi esvaziado e os lojistas permaneceram dentro dos estabelecimentos com as portas trancadas. A PM realizou um cerco no local e inspeção dos carros que deixavam o shopping. A Força Tática, o Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) e o GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais) auxiliaram na ocorrência.
Uma funcionária da Vivara foi levada até as Lojas Pernambucanas e feita de refém. Policiais realizaram as negociações e, durante as conversas, o criminoso pediu que os policiais não o matassem e que a imprensa entrasse ao vivo em rede nacional.
O criminoso se rendeu e a vítima foi liberada por volta das 21h. O sequestro durou cerca de duas horas.