10/01/2025

Baixada Santista registra queda de roubos e furtos em 35% durante as festas de fim de ano

Por Santa Portal em 10/01/2025 às 05:00

Pablo Jacob/Governo de SP
Pablo Jacob/Governo de SP

O número de roubos e furtos nos nove municípios da Baixada Santista registrou uma queda de 35%, segundo dados são da Coordenadoria de Análise e Planejamento da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

De acordo com a SSP, foram 1.043 boletins de ocorrência de roubos e furtos registrados entre 21 de dezembro e 3 de janeiro. No mesmo período no ano passado, foram 1.622 casos.

Na semana do Natal, entre os dias 21 e 27 de dezembro, houve o registro de 146 roubos na Baixada Santista. No mesmo período em 2023, foram 181 casos, o que representa uma redução de 19%. Em relação aos furtos, a quantidade passou de 445 para 364 – queda de 18%.

Entre os dias 28 de dezembro e 3 de janeiro, durante o período de Réveillon, os roubos tiveram uma queda expressiva. De acordo com os dados, houve 168 ocorrências no período, 55% a menos que a quantidade de crimes registrados na mesma semana do ano anterior, quando foram 372 ocorrências. Os furtos reduziram 42% – passando de 624 para 365 casos.

O responsável pelo Comando de Policiamento do Interior 6, coronel Rogério Nery, destacou que o planejamento estratégico definido por cada área foi fundamental para a redução dos índices.

“Todos os comandantes analisaram as ocorrências de 2023 e viram o que poderia ser melhorado para o ano seguinte. Eles conseguiram distribuir o efetivo policial de forma mais eficaz, proporcionando uma sensação de segurança muito maior para a população”, disse o coronel. Ainda conforme ele, o efetivo foi melhor instruído e preparado com o objetivo de reduzir os crimes patrimoniais durante o período.

Ao longo do ano, também houve ampliação de unidades policiais e prisões de importantes lideranças de facções criminosas atuantes na região, o que ajudou a reduzir o índice de criminalidade nos municípios.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.