Baep localiza pistola furtada de vigilante assassinado em São Vicente
Por Santa Portal em 25/09/2024 às 15:00
A pistola utilizada no crime que resultou na morte do vigilante de uma escolta armada em janeiro deste ano, em São Vicente, foi encontrada e apreendida por policiais do 2º Batalhão de Ações Especiais (Baep) durante uma operação nesta terça (24), na Zona Noroeste de Santos.
De acordo com a Polícia Militar, os agentes realizavam a operação no Caminhão São Sebastião quando encontraram três indivíduos em atitude suspeita. Ao perceber a presença da polícia, o trio correu em direção a um beco com saída na maré.
A equipe do 2º Baep realizou uma incursão a pé para encontrar os fugitivos, mas não obteve sucesso. No entanto, no caminho da fuga, os agentes localizaram debaixo das palafitas uma sacola preta contendo 552 porções de maconha, 396 porções de cocaína, 69 pedras de crack, bem como dois rádios comunicadores e uma pistola calibre .380, carregada com oito munições.
O material foi apresentado na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Santos, onde foi constatado que a pistola pertencia a uma empresa de escolta armada. Em 13 de janeiro deste ano, a empresa foi contratada para realizar a escolta de uma carga de carnes em São Vicente. Dois vigilantes foram surpreendidos por criminosos e, durante o crime, um dos funcionários foi atingido e morto por um disparo.
O crime
O Santa Portal apurou que os seguranças faziam a escolta de um caminhão refrigerado, que transportava uma carga de carnes para um supermercado, quando foram abordados pelos criminosos por volta das 15h15, na Avenida Penedo, no bairro Catiapoã, em São Vicente.
O veículo usado pelos vigilantes estava parado em um estabelecimento comercial ao lado do mercado no qual seria feito a descarga. Os dois seguranças ficaram feridos, sendo que um deles morreu a caminho da UPA. O outro vigilante foi encaminhado para atendimento médico no Hospital do Vicentino.
Em 30 de janeiro, 17 dias após o crime, um homem, de 19 anos, foi preso pela Polícia Civil apontado como um dos envolvidos no latrocínio.
Munidos do mandado de prisão temporária, os investigadores se dirigiram ao bairro Sambaiatuba, em São Vicente, onde foram informados pelo pai do suspeito que ele se encontrava na Maternidade da Zona Noroeste, em Santos, onde sua companheira estava internada, após dar à luz.
Os policiais, então, se dirigiram ao hospital onde o rapaz foi localizado e preso