Mais de 20 aves silvestres são resgatadas de cativeiro em Itanhaém
Por Santa Portal em 19/11/2021 às 12:02
Mais de 20 pássaros silvestres mantidos em cárcere foram resgatados nesta última terça-feira (16) em Itanhaém. Foi aplicada multa no valor de R$ 40 mil, e o homem responsável pelas aves foi autuado.
Os trabalhos foram realizados por uma equipe do 3º Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb). Durante a Operação Proclamação da República, a equipe foi até um imóvel localizado no bairro Coronel para atender uma denúncia.
No endereço, foi localizada uma casa com diversas gaiolas no quintal. Os policiais fizeram contato com o dono da casa, que autorizou a entrada dos agentes e acompanhou a vistoria, onde foram encontrados os animais.
Foram resgatados, ao todo, nove Coleirinhos Papa Capim, cinco Canários da Terra, dois Trinca Ferro, um Coleirinho Baiano, um Azulão, um Sabiá Barranco e um Bigodinho. Além deles, havia no local uma Cigarrinha e um Pixoxó, que estão na lista de animais ameaçados de extinção.
Além dos pássaros silvestres, ainda foram recolhidas 19 gaiolas. O morador, que não possuía documentação necessária para criação das aves, alegou que cria elas por domesticação, e que não sabia que precisava de uma autorização.
O suspeito foi autuado com uma multa no valor de R$ 40 mil. As aves apreendidas foram encaminhadas ao Centro de Pesquisa e Triagem de Animais (Ceptas) São Judas – Cubatão.