Homem é autuado por manter coleirinhos ilegalmente em Itanhaém
Por Santa Portal em 13/07/2021 às 11:17
Dois pássaros coleirinhos, papa capim e baiano, foram apreendidos em situação de cativeiro pela Polícia Ambiental em Itanhaém. Por estas serem aves silvestres e não possuir autorização para criá-las, o proprietário das aves foi autuado.
A polícia fazia o patrulhamento do município, quando se deparou com as aves em cativeiro, em gaiolas penduradas na frente da casa. Os agentes fizeram contato com o responsável pelos animais, que admitiu que apesar de ter os coleirinhos há bastante tempo, não tem autorização do órgão ambiental competente para mantê-las em cativeiro.
Os coleirinhas não apresentavam sinal de maus tratos e tinham água e comida à disposição nas gaiolas.

Apesar dos animais não estarem na lista de animais ameaçados de extinção, por serem criados ilegalmente, o proprietário recebeu uma multa de R$ 2.000 conforme previsto no Art. 70 da resolução SIMA 05/21.
A medida inclui a apreensão das aves e gaiolas. No entanto, como não foi possível enviá-las para centros acolhedores de animais e as aves apresentarem sinais de domesticação, elas continuaram sob os cuidados do dono. Ele recebeu as devidas orientações da polícia, até a possível destinação dos animais.
A ocorrência será encaminhada à 2º Delegacia da Polícia Civil do município.