Acusado de atirar contra PMs em Santos é condenado a 25 anos de prisão
Por Santa Portal em 02/10/2025 às 10:00
Ronaldi Lins dos Santos, de 24 anos, foi condenado a 25 anos de prisão após passar pelo Tribunal do Júri, em Santos, no litoral de São Paulo, nesta quarta-feira (1º). Ele é apontado como autor dos disparos contra a cabo Najara Gomes, em agosto de 2023.
A tentativa de homicídio ocorreu na Rua Evaristo da Veiga, no Campo Grande, em Santos, na manhã de 1º de agosto. Najara foi atingida com dois tiros de fuzil pelas costas durante patrulhamento no bairro e precisou ser internada. O colega que acompanhava a policial foi atingido na virilha e também precisou ser hospitalizado.
Ronaldi foi preso em 17 de outubro daquele ano, mais de dois meses após a tentativa de homicídio. Os PMs do 2° Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) estavam em patrulhamento no Morro do São Bento, quando viram o veículo de Ronaldi em alta velocidade. O motorista foi detido e levado à delegacia, onde foi constatado o mandado de prisão em aberto.
Em nota, a advogada de Ronaldi, Erika Damasceno, informou que “a defesa se manifesta somente para declarar que respeita a decisão do corpo de jurados” e que já interpôs recurso.
“Dono do morro” e mandante do crime está preso
Rogério do Nascimento Nunes, conhecido como Assombrado, foi preso em janeiro deste ano durante uma ação do 2º Baep, no Morro do São Bento, em Santos. Segundo a PM, ele se intitula como “dono do Morro do São Bento/Pacheco”.
Os agentes encontraram sete indivíduos correndo pelas escadarias do morro com radiocomunicadores e mochilas. Um deles ainda empunhava uma arma. Em seguida, os militares seguiram o grupo até adentrarem uma casa desabitada no Morro da Penha, onde os agentes realizaram o cerco e, na sequência, capturaram os infratores.
Rogério é responsável pela aquisição de armamentos nos morros da Baixada Santista. Ele também é investigado pelo envolvimento na execução do papilocopista Marcelo Gonçalves Cassola, em 2022, além de possuir mandados de prisão em aberto decorrentes de roubos, tráfico e associação ao tráfico.