13 pessoas são presas em flagrante durante operação contra roubo de veículos e receptação
Por Rodrigo Martins em 28/02/2023 às 21:00
A Polícia Civil prendeu 13 pessoas em flagrante e fez a apreensão de cerca de 4.600 peças de veículos durante o cumprimento da Operação BOX – integrada do CICC (Centro Integrado de Comando e Controle), órgão da Secretaria de Segurança Pública –, com a participação da Polícia Militar, do Detran e da Secretaria da Fazenda, na Baixada Santista.
O Delegado de Polícia Divisionário da Deic – Deinter 6, Fabiano Fonseca Barbeiro, explicou os detalhes da operação no que diz respeito aos municípios da região. “Essa operação foi coordenada pela SSP em todo o estado. Entramos em contato com o Detran, que forneceu a lista de possíveis lugares irregulares. Ao todo, 58 estabelecimentos foram vistoriados, sendo que seis deles foram lacrados por comércio de peças, desmanche e desmonte de veículos. Fizemos cinco flagrantes, nos quais 13 pessoas foram presas. Por volta de 4.600 peças e sete veículos foram apreendidos”, explicou.
Barbeiro destacou que, dentre as peças que seriam comercializadas irregularmente, os policiais encontraram chassis, câmbios e até mesmo cintos de segurança usados que seriam reaproveitados em outros automóveis.

Foto: Divulgação/Polícia Civil
“Em um local na Avenida Nossa Senhora de Fátima, em Santos, encontramos 3 mil peças de carros. Em outra empresa, tínhamos 350 jogos de cintos de segurança que estavam prontos para serem revendidos. Também encontramos barras de direção usadas. Essas coisas consistem em crimes graves, pois implicam diretamente na condição de segurança das pessoas”, afirmou.
O delegado citou que, mesmo após o fim da Operação Box, a Polícia Civil irá atuar para localizar outras quadrilhas de roubos de veículo e receptadores. “A maioria das prisões ocorreram em Santos. Identificamos que existem grupos atuando nesse tipo de associação criminosa. Além disso, existe uma grande procura no ‘mercado negro’ por produtos de desmanche. Existe uma conexão entre quem rouba e quem faz a receptação. Continuaremos investigando outros envolvidos nesse tipo de prática criminosa”, disse.
Por fim, o Delegado de Polícia Seccional de Santos, Rubens Eduardo Barazal Teixeira, orientou a população a ter cuidado na hora de comprar peças de carro nos estabelecimentos comerciais. “As pessoas devem ter cuidado com o que adquirem. É importante saber a procedência do que está sendo comprado, para não alimentar o sistema de crimes, porque isso acaba encontrando respaldo no consumidor final. Temos que saber efetivamente onde estamos adquirindo os produtos, preferencialmente em lojas credenciadas e que tenham procedência”, pontuou.

Foto: Santa Portal