Zoonoses de São Vicente quer ampliar número de animais castrados
Por Santa Portal em 22/11/2021 às 17:32
A Zoonoses de São Vicente busca aumentar o número de animais castrados com a conscientização de que este é um ato de amor pelos pets, e de responsabilidade. As inscrições estão abertas para os tutores levarem seus cães e gatos para realizar o procedimento.
“O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) exige que façamos 200 castrações por mês e estamos propondo três vezes mais do que essa quantidade”, afirma o médico-veterinário do Departamento de Controle de Zoonoses de São Vicente (Dezoon), Alexandre Viana.
A Dezoon tem potencial para realizar 600 procedimentos cirúrgicos de castração por mês. No entanto, essa meta não tem sido atingida, por baixa procura, fazendo com que muitas vagas fiquem em aberto. “Infelizmente, algumas pessoas não levam a sério o agendamento, e acabam tirando a oportunidade de outras pessoas que querem castrar seus bichinhos”, comenta Viana.
Desde o início do ano, já foram realizadas mais de 3 mil castrações, mas esse número poderia ser ainda maior. No último mês, foram realizadas 297 castrações, ou seja, menos de 50% do potencial de castração do Departamento.
“Atualmente, adotamos o procedimento de ligar um dia antes para o proprietário do animal, para lembrá-lo da cirurgia. Se não puder comparecer, oferecemos a vaga para outro munícipe”, explica o veterinário, que conclui, fazendo um apelo: “Pedimos a colaboração da população, evitando as faltas, para que possamos, de fato, realizar essas 600 castrações, colaborando efetivamente com a redução de animais abandonados nas ruas da nossa Cidade.”
Agendamento e documentos:
O agendamento da cirurgia de castração é realizado pelo telefone (13) 3561-1604, sem que o tutor precise comparecer ao Departamento.
No dia da cirurgia, é preciso levar:
– O animal de estimação;
– Os documentos do animal;
– Os documentos do proprietário, com foto;
– Comprovante de residência de São Vicente.
O Departamento Controle de Zoonoses de São Vicente (Dezoon) atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O endereço é Rua Catalão, 530 – Vila Voturuá.