29/04/2022

Veja 5 habilidades que os tutores dos bichanos têm e que podem ser usadas na carreira e na vida

Por SantaPortal em 29/04/2022 às 10:27

O que significa ter um pet na sua vida e no trabalho? Já pensou nisso?! Muitas startups já estão adotando a ideia de seus colaboradores poderem trabalhar em contato com um bichinho de estimação. Um estudo da Nationwide (Mundo das Marcas) descobriu que 90% das pessoas que trabalham em um ambiente que aceita animais de estimação se sentem altamente conectadas à missão de sua empresa.

Muitas empresas estão adotando o termo “Pet Day” – sendo o dia em que um funcionário pode levar um bichinho de estimação no escritório, no que resulta em um dia atípico e cheio de amor da forma mais fiel e alegre de vivenciar.

Segundo um estudo da Universidade de Azabu, Japão, o animal de estimação estimula a produção de ocitocina, hormônio que ajuda o ser humano a ter maior sensação de bem-estar, reduzindo o estresse. Manter o contato com os pets proporciona momentos mais tranquilos, onde as pessoas conseguem se distrair e não pensar somente nos desafios do dia a dia e do trabalho.

Por enquanto os melhores amigos do homem não usam crachá e não são considerados como funcionários, mas com a presença deles, os seus tutores podem desenvolver habilidades comportamentais que são ótimas para as empresas, como: foco, resiliência, e mais paciência diante das dificuldades. Um estudo realizado pelo Linkedin apontou que mais de 90% dos executivos acreditam que as habilidades comportamentais são tão ou até mais importantes que os conhecimentos técnicos.

E para quem tem um cão e/ou gato em casa, sabe a alegria que eles nos compartilham, é uma amizade que sabemos que permeia por toda a vida, imagina poder compartilhar essa amizade no ambiente de trabalho?! Aí o dia fica completo! Esses animais são capazes de mudar o humor de um tutor, fazendo com que, por exemplo, um dia que esteja ruim, fique um pouco melhor, seja no trabalho, na vida pessoal e/ou na vida social. De fato, 15 a 30 minutos mantendo contato com um animal, a pessoa se sente mais revigorada e disposta.

Ter um amigo de 4 patas é diversão a todo momento. Essa relação de cumplicidade fortalece os laços de amizade e os laços familiares, os animais ajudam também as pessoas a se desenvolverem ainda mais nos processos criativos e de socialização, são grandes companheiros para concretizar momentos incríveis. Podemos dizer que são os amigos fiéis, em que sempre estão juntos nos momentos tristes e felizes. Já foi comprovado, na ciência, que bichos de estimação no escritório diminui o estresse e aumenta a produtividade no trabalho.

Mas é preciso entender que os cuidados com os animais de estimação não são iguais aos de uma pessoa, é importante ter um zelo diferenciado um para com o outro, pois a alimentação, os cuidados de saúde e a forma de comunicação são diferentes. Como CEO da UpVet (Rede de farmácia de manipulação veterinária do Brasil com quase 40 unidades), defendo que os animais são integrantes especiais para o ser humano, mas é preciso entender como lidar com esses bichinhos inofensivos. Existem várias maneiras de dizer eu te amo a eles, com atitudes simples, que proporcionarão mais qualidade de vida aos animais, e a você o retorno será o carinho recíproco e de muita lealdade.

Pensando neste tema, Lisandro Corazza, especialista em pets e CEO da Upvet lista 5 dicas para criar boas relações entre cães e seus tutores:

1 – Adestre o seu bichinho de estimação para ele saber os limites de comportamento dentro de um ambiente corporativo;

2- Mantenha alguns brinquedinhos próximos para ele se sentir à vontade;

3 – Dê alimentos saudáveis de acordo com o seu peso, raça e idade, em um espaço que não atrapalhe os outros funcionários;

4 – Promova um tempo para brincadeiras com o bichinho, no ambiente de trabalho;

5 – Faça carinho sempre que ele se aproximar.

Tenha uma vida profissional com mais saúde com a parceria e a amizade dos animais de estimação.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.