27/05/2022

Tartarugas-verdes são devolvidas ao mar após recuperação em Aquário de Santos

Por Santa Portal em 27/05/2022 às 06:05

Isabela Carrari/PMS
Isabela Carrari/PMS

Três tartarugas-verdes foram devolvidas ao mar, nesta quinta-feira (26), após passarem por tratamento no Aquário de Santos. Os animais foram soltos no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, que fica a praticamente 40 quilômetros da costa, e foram levadas por profissionais do local.

O trio foi a primeira soltura de tartarugas realizada em 2022. Zefa, Mel e Lilica ficaram na unidade por mais de um ano no equipamento para tratar uma doença chamada fibropapilomatose, caracterizada pela presença de diversos tumores em partes moles. “É uma doença viral, se caracteriza pela formação de tumores nas partes moles das tartarugas, pescoço, olhos. A poluição pode acabar contribuindo para que a doença se manifeste”, explica o veterinário Gustavo Dutra. 

Elas passaram por cirurgia para a retirada dos tumores, que chegaram a cobrir quase 75% do corpo. Após a fase de recuperação, puderam ser devolvidos ao mar, seu habitat natural. “Quando verificamos que os tumores não retornaram, pudemos planejar a soltura dos animais”, acrescenta o veterinário.

Antes de serem devolvidas ao mar, receberam anilhas do Projeto Tamar. “É um padrão internacional. Isso é importante para se fazer o manejo. Em cada anilha, no Brasil, está marcado um número de telefone e endereço do Projeto, em Salvador. Todas as informações de animais encontrados, vivos ou mortos, se concentram lá”, finaliza Dutra.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.