Sensibilidade de artista ‘transforma’ pets em verdadeiras obras de arte

Por Santa Portal em 06/09/2022 às 08:43

“É como se o Tche estivesse me olhando, como se estivesse de novo comigo”. Emocionada, é assim que a funcionária pública Ana Rita Cunha Esteves, de 55 anos, descreve a pintura feita de seu cachorro, Tche, que a acompanhou por 16 anos até que virasse uma estrelinha, em maio desse ano. 

O retrato, em tinta acrílica, é um dos cerca de 40 quadros que Clibas Chasseraux, de Santos (SP), criou nos últimos seis meses, quando voltou a pintar após um período de mais de 10 anos longe das telas e das tintas.  

Ana conta que chegou a entrar em depressão com a partida de Tche. Uma amiga indicou o trabalho de Chasseraux, mostrou um quadro de uma gatinha, e ela teve a ideia de encomendar um também para homenagear seu companheiro. O que ela não imaginava é que o resultado a tocaria tanto. “Quando eu abri o pacote com o quadro, caí no choro. Parecia que era real, era o Tche me olhando novamente. É como se o quadro preenchesse um vazio”. 

A qualidade e sensibilidade do artista impressionaram tanto que Ana encomendou outro quadro, de sua outra cachorrinha Magali. “É igualmente lindo. O Clibas realmente soube retratar os dois perfeitamente! Essa emoção decorrente das boas lembranças só faz bem”. Os dois quadros ocupam um lugar especial no quarto de Ana. 

Embora os retratos de pets tenham se tornado a principal atividade de Clibas nos últimos meses, ele revela que foi meio por acaso que se viu “artista” novamente, apesar de ele preferir não ser chamado assim. “Eu sempre pintei, tenho formação, mas era algo que estava adormecido e que eu fazia muito eventualmente”. 

Por muitos anos, Clibas foi um agitado empresário da noite santista, sendo onze deles à frente do chamado “Bar Mais Legal da Cidade”, o Australiano Bar. Com a pandemia de Covid 19, o estabelecimento não resistiu e foi preciso fechar as portas em 2020. Clibas teve então que se adaptar à nova realidade, inclusive em termos financeiros. “Foi quando uma amiga me emprestou um dinheiro e, para retribuir, fiz um quadro do cãozinho dela que havia partido havia pouco tempo. Ela amou e eu não parei mais”. 

Não parou e já tem até lista de espera! Para retratar os pets de forma personalizada, Clibas pede fotos do animalzinho, troca ideias sobre o temperamento, tenta saber um pouco da história entre pet e tutor. E busca colocar o que sente na tela. “Para mim, se tornou uma terapia. Mas ouvir as histórias e ver a reação de cada pessoa com o trabalho pronto é a melhor parte. Percebo que para essas pessoas não é apenas um quadro. Estão eternizando seus amigos”. 

As telas medem 50×70 e podem ser encomendadas pelo telefone (13) 99177-5781. Um pouco do trabalho também pode ser conferido no Instagram @clibaschasseraux 

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.