Segmento pet cresce com avanço da medicina veterinária e protagonismo dos animais nas famílias
Por Santa Portal em 29/04/2023 às 13:30
O avanço da medicina veterinária e a mudança do papel dos animais nas famílias brasileiras impulsionaram o segmento pet, que deve crescer 15,8% em 2023 e mais 15% no ano que vem, segundo estudo da Coinf (Comissão de Informação de Mercado) do Sindan (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal).
Para o coordenador clínico do Hospital Veterinário Clinvet 24 Horas, Dr. Maurício Souza de Moura, os dois fatores determinantes para o crescimento do segmento pet estão interligados.
“Podemos atribuir esse crescimento a dois principais fatores. Ao avanço da medicina veterinária e à mudança do papel dos animais nas famílias. Acreditamos que o segundo fator é, inclusive, peça-chave para o avanço da medicina veterinária, pois, cada vez mais, as pessoas investem recursos em seus animais de estimação”.
Os cães (58,1 milhões) e gatos (27,1 milhões) estão entre os animais mais presentes nas casas de todo o país, ao lado das aves (41 milhões), de acordo com o Censo Pet IPB mais recente, realizado pelo IPB (Instituto Pet Brasil) em 2021.
“Nos últimos anos, os animais de companhia estão ganhando um papel de membro da família, eles se tornaram nossos filhos, netos, irmãos e os investimentos na qualidade de vida como um todo crescem cada vez mais, não só em saúde e bem-estar, mas também em beleza, alimentação etc”, conclui Moura.
Esse crescimento na “população pet” também alterou o perfil dos tutores desses bichinhos. Se antes buscavam os médicos veterinários para urgências apenas, o cenário é completamente diferente agora.
“De fato ainda existe essa visão, mas como citado anteriormente, existe cada vez mais a procura por medicina preventiva e acompanhamento com especialistas. Hoje, é muito mais fácil identificar problemas de saúde que ainda estão praticamente sem manifestação clínica e encaminharmos para o especialista”, explica o médico veterinário.
Na Clinvet 24 Horas, localizada na Rua Azevedo Sodré, 101, em Santos, por exemplo, inúmeros pacientes estão sendo acompanhados por diversos especialistas, como endocrinologista, nefrologista, cardiologista, dermatologista, neurologista, fisioterapeuta, nutrólogo, gastroenterologista, oncologista, oftalmologista, entre outros.
Neste sábado (29) é celebrado o Dia Mundial da Medicina Veterinária. Muito mais do que uma data simbólica, é usada para debates e discussão sobre o papel desses profissionais na sociedade.
“É um dia para falarmos em valorização e reconhecimento dessa profissão tão importante para a saúde universal e refletirmos sobre como é cada vez mais necessária a integração entre as diversas áreas da saúde e seus profissionais. Precisamos refletir e discutir cada vez mais sobre a importância da integração entre medicina humana e medicina veterinária”.