31/12/2021

Saiba o que fazer para preparar seu pet para barulho dos fogos no Ano Novo

Por Marcela Ferreira em 31/12/2021 às 07:50

Imagem ilustrativa/iStock
Imagem ilustrativa/iStock

Mesmo com a tradicional queima de fogos no Ano Novo cancelada na maior parte das cidades da Baixada Santista na virada para 2022, é comum que pessoas comprem fogos para soltar nessa época. Com isso, os donos de cães, gatos e outros pets se preocupam com o bem-estar dos animais, que sofrem com o barulho.

Há diversas técnicas para amenizar os efeitos do barulho e os sustos nos cães e gatos, conforme explica o veterinário Eduardo Filetti. “Essa questão dos fogos é uma questão que vem desde a época do homem das cavernas. Os cães, com os trovões, com os barulhos, ficam assustados”, conta o veterinário.

Para driblar o medo e garantir o bem-estar dos bichinhos de estimação, Filetti tem algumas dicas. “Embora muitas prefeituras não tenham a queima de fogos, as pessoas soltam fogos. Então você pode colocar algodão no ouvido dos cães, se der, o cão pode ficar em uma sala fechada, isso é importante. e até com seres humanos por perto, fazendo brincadeiras para acalmar”.

No caso dos animais que são mais estressados e tendem a ficar mais ansiosos, é recomendado que seja feita uma visita a um veterinário de confiança que pode receitar um calmante ou fitoterápico. “Alguns animais mais estressados, de acordo com o profissional que cuida do animal, podem tomar calmante. Os calmantes e fitoterápicos podem ser usados com muita segurança, e os florais também”, recomenda Filetti.

O problema de medo dos fogos em animais não é regra para os animais que costumam ser mais ansiosos. “O cachorro mais ansioso tem mais problema, mas tem cachorros que são mais agitados que não sofrem com fogos, e outros mais calmos que sofrem. Isso vai muito da criação, da genética da raça, alguns são mais sensíveis, e outros não, mas é importante que você conheça seu cão”.

Os cães que costumam sair para a rua e estão mais habituados a barulhos externos podem ter menos medo de fogos de artifício, segundo explica o veterinário. Enquanto os que ficam mais em casa podem sofrer mais, porém, não há regra definida.

A recomendação geral é que se use algodão no ouvido dos cães, e que eles fiquem em um local fechado, se possível, com pessoas da família, e caso necessário, que se use um calmante ou fitoterápico. As técnicas, segundo Eduardo Filetti.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.