Pinguim, albatroz e tartaruga são encontrados mortos em Bertioga

Por Gyovanna Soares em 09/08/2021 às 16:15

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

O fotógrafo de natureza, Rafael Mesquita Ferreira, encontrou três animais marinhos, sendo eles um pinguim, uma tartaruga verde e um albatroz, boiando, sem vida, próximo à algumas praias, em Bertioga.

O pinguim, que foi encontrado em frente à praia de Guaratuba, estava com um saco plástico enrolado no pescoço. “Independente de ter sido a causa da morte ou não, os nossos animais merecem muito mais do que isso, vocês não concordam?”, questionou o fotógrafo na sua rede social.

Já a tartaruga verde, encontrada pelo fotógrafo na praia de Boraceia. Rafael conta que não dá para saber exatamente a causa da morte, mas em volta dela havia bastante plástico.

Reprodução/Instagram

Por fim, o albatroz, encontrado próximo a ilha Montão de Trigo, é uma ave marinha que raramente é vista por ser adaptada à vida em alto mar, só é encontrada na terra em época de reprodução.

Rafael acredita que o albatroz que ele encontrou sem vida, seja jovem, e por este motivo não tenha falecido por causas naturais.

Reprodução/Instagram

O fotógrafo conta que sai para fotografar em mar aberto toda semana, e infelizmente cenas como essas são comuns.

“Costumo ver de tudo, mas encontrar animais mortos por causas não naturais de responsabilidade humana em eventos evitáveis é sempre triste”, lamentou Rafael.

“O que mais vejo são tartarugas que se afogaram, enroscadas em redes de pesca perdidas no mar ou em redes de arrasto que depois são descartadas pelos pescadores. Aves marinhas com objetos plásticos em seus bicos também estão entre as cenas comuns e cetáceos machucados e mortos pela pesca acidental também”, completou.

Possíveis causas das mortes

O Santa Portal conversou com o biólogo marinho e coordenador do Aquário de Santos, Alex Ribeiro, sobre as possíveis causas das mortes destes animais marinhos.

Alex disse que é necessário exames mais detalhados de necropsia para descobrir exatamente a causa da morte, entretanto, baseado nas fotos, podemos identificar algumas possibilidades.

O pinguim seria um pinguim de magalhães, que é o que ocorre na região, é provável que ele tenha falecido há um tempo. “Dá para ver que ele está bem inchado, já deve ter morrido há bastante tempo, está enrolado com um saco plástico, não dá para afirmar se ele se enrolou depois que morreu, ou se ele se enrolou com um saco plástico, e isso levou a morte.”

O biólogo explicou que a mesma coisa vale para a tartaruga, já que igual ao pinguim, é um animal de natação constante, porém com respiração pulmonar, então ela vem na superfície para pegar o ar e afunda novamente. Pode ser que ela tenha ficado presa com o lixo, e isso dificultou para se locomover e respirar, podendo levar a morte. Além disso, outra possibilidade é ela ter ingerido lixo.

“O albatroz é uma ave oceânica que nada muitos quilômetros entre ilhas, que ficam distantes umas das outras no oceano, só a necropsia diria exatamente, mas a principio ele pode ter morrido ou por ingestão de lixo, ou por choque com alguma embarcação de pesca, porque esses animais acompanham barcos de pesca, então geralmente existe essas interações que acabam sendo fatais para essas aves”, explicou o biólogo Alex Ribeiro sobre o albatroz.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.