Para quem mora no entorno da Vila Criativa do Mercado, localizada na Praça Iguatemi Martins s/nº, na Vila Nova, tem até esta quarta-feira (28) para vacinar seu pet na unidade. O atendimento é realizado das 9h às 12h e, por dia, são distribuídas 60 senhas para cães e 30 para gatos.





A campanha chegou ao bairro na última segunda-feira (26). No primeiro dia, foram vacinados 43 cães e 14 gatos. Já na terça, as 90 senhas foram utilizadas. "A procura está sendo maravilhosa. Esgotamos as senhas hoje", comemorou a coordenadora de Desenvolvimento Social (Codeso), Débora Scheeffer Marques.





Para a vacinação, é preciso levar RG, CPF e comprovante de residência em Santos. Também é obrigatório o uso de máscara de proteção e o distanciamento social entre os tutores.





Os cães devem ser levados com guia e coleira, enquanto os gatos precisam estar em caixa de transporte. Não serão imunizados animais que chegarem soltos, com exceção aos pets pertencentes a moradores em situação de rua.





"Nós queríamos aproximar o público da Codevida, deixar esse serviço mais próximo do território da Vila Nova. Então abrimos nossas portas para que os munícipes da região possam vacinar seus pets com maior conforto", explicou Débora.





A coordenadora da Codevida, Karol Castro, disse que o local também foi alvo da campanha devido ao grande número de moradores em situação de rua no entorno da Vila Criativa. "Eles têm seus pets e não podemos negar vacina para esses animais. A vacinação é o melhor jeito de evitar a proliferação de doenças virais".





Podem ser vacinados cães a partir de 45 dias de vida e gatos a partir de 60. Além disso, são priorizados animais de tutores que não têm condições de fazer a vacinação em clínicas particulares. Os cães e gatos devem estar cadastrados para receber a vacina.





Foto: Rogério Bomfim




Vacinas e bairros









A vacina V8, para cães, auxilia na prevenção da cinomose, hepatite infecciosa canina, parvovirose, coronavirose e leptospirose (sorovares Canicola e Icterohaemorrhagiae). Já a V4, destinada aos gatos, previne contra a panleucopenia, calicivirose, rinotraqueíte e clamidiose.





A ação é promovida toda semana em um bairro da cidade pela Codevida, ligada à Secretaria de Meio Ambiente (Semam). O próximo bairro a ser contemplado é o Castelo, seguido por Monte Cabrão e o Morro da Nova Cintra, conforme calendário disponível no link.