Integrante do Canil da GCM de São Vicente, Loki é um dos principais cães de faro
Por Santa Portal em 17/08/2022 às 18:42
Os filhotes K-9, da raça pastor belga malinois, viralizaram nas redes sociais da Prefeitura de São Vicente, em junho de 2021, e uma votação online foi lançada para que a população escolhesse os nomes dos pequenos agentes de quatro patas.
Entre três filhotes, um se destacou, o Loki. Na época, o nome escolhido recebeu 227 votos e significa o nome de um personagem dos filmes e quadrinhos da Marvel, que recentemente estreou em uma série e é, também, o nome do deus da mitologia nórdica que pode assumir diversas formas e simboliza a travessura.
No processo seletivo do Loki, para que ele pudesse ingressar no Canil da Guarda Civil Municipal de São Vicente (GCM-SV), ele concorreu com outros dez cães e no final, conseguiu a missão de servir a sociedade.
Com apenas 45 dias de vida, Loki entrou para a equipe e começou o seu treinamento. Um ano e quatro meses depois, se tornou um cão de guarda, que se destaca pela sua capacidade de faro.
O guarda civil de 1ª classe, Marcos Cândido da Silva, explica que desde pequeno Loki já demonstrava que seria um excelente farejador. “Quando eles chegam, começamos a avaliar as características mais latentes dos cães, para, dessa forma, treinarmos especificamente o animal”.
O condutor do Loki, desde filhote, é o guarda civil de 2ª Classe, César Augusto Xavier. “Como havia apenas um cão de faro no Canil, iniciei o treinamento dele com esse foco”. Xavier conta que o K-09 Loki sempre demonstrou aptidão para trabalhar com o faro.
Campeonato e Ocorrência
Com apenas nove meses, Loki participou do 12º Campeonato de Cães Policiais das Guardas Municipais do Brasil 2022, realizado em Itu, interior de São Paulo. “Ele era o único filhote entre os competidores, fez o serviço, mas não obteve classificação”, conta o condutor Xavier, que explica que a inexperiência pesou, mas que outros campeonatos virão pela frente, para que Loki mostre todo o seu potencial.
Mas foi no trabalho do dia a dia que Loki demonstrou seu talento para o faro. Em uma operação recente, realizada em conjunto entre GCM de São Vicente e Polícia Militar, nas proximidades do VLT, no Morro do Itararé, Loki encontrou grande quantidade de entorpecentes, contribuindo para o sucesso da ação.
Atualmente, a GCM de São Vicente conta com um efetivo de sete cães, sendo que cinco estão trabalhado no patrulhamento diário na Cidade.