Escovação, ossos artificiais e carinho para manter o sorriso do seu pet
Por Eduardo Filetti em 23/05/2022 às 09:44
Os pets são muito importantes e fazem parte de nossa família no mundo atual. Eles são muito relevantes e muitas vezes são o equilíbrio em muitos lares, mas é necessário ter atenção suficiente ao hálito do seu animal.
O médico veterinário Celso Ribeiro Filetti explica que a doença periodontal é causada por bactérias que acometem os tecidos de sustentação do dente – periodonto, composto por gengiva, osso alveolar, ligamento periodontal e cemento, podendo progredir para vários estágios como gengivite, periodontite leve e periodontite avançada.
“Nunca ignore o mau hálito do seu pet, pois pode indicar uma doença periodontal”, alerta Filetti
Na periodontite avançada existe destruição da gengiva, osso, cemento e ligamentos dentários causando uma instabilidade dental. Cálculos, halitose mobilidade dental, sangramento dental, dificuldade de mastigação são os sintomas mais frequentes. “Este processo é muito doloroso para o pet. Ele pode entrar em tristeza, pois com o cheiro bucal forte as pessoas tendem a se afastar do seu convívio”. Escovação, ossos artificiais, soluções para serem colocadas na água, além de cuidados médicos veterinários, são importantes na prevenção.
As doenças dentais são comuns em cães e gatos, assim com também em seres humanos. Elas são causadas pela má qualidade na alimentação combinada com a falta de higienização e cuidados dentais. O jornalista esportivo e produtor, Aldo Neto, sempre muito preocupado com saúde dental dos seus pets, utiliza uma pomada em seus animais, que colocada na boca, consegue atuar em todos os dentes. Esta pomada de uso odontológico é utilizada para cães agitados que não permitem a escovação.
Filetti acrescenta que estas doenças podem afetar os sistemas cardiopulmonar, hepático e renal, diminuído a qualidade e tempo de vida do seu pet: “Pesquisas indicam que 80% dos cães e 70% dos gatos têm doença periodontal após três anos de vida. Cães de pequeno porte têm uma tendência maior de desenvolver doenças dentais”.