Edital para registro de castração de clínicas veterinárias está aberto
Por Santa Portal em 14/07/2022 às 10:46
A Prefeitura de Praia Grande está buscando aumentar cada vez mais o acesso dos munícipes à castração gratuita de cães e gatos. Para isso, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) mantém aberto o Edital nº 11/2021 de credenciamento de clínicas veterinárias interessadas em realizar os procedimentos cirúrgicos nos pets. Até o momento, o
Município conta com quatro clínicas que já estão atuando, chegando à oferta de 700 castrações ao mês.
As empresas que quiserem saber mais informações sobre o chamamento público e a documentação a ser apresentada devem entrar no site da Prefeitura de Praia Grande (www.praiagrande.sp.gov.br), clicar em “Estrutura de Governo”, na sequência em “Licitações” e “Chamamento Público” e inserir no campo de pesquisa o número do edital: 11/2021. O edital também pode ser acessado diretamente aqui: https://www.praiagrande.sp.gov.br/arquivos/ChamadaPublica/31178.pdf.
Além das quatro clínicas veterinárias que já estão habilitadas para o serviço, outras três empresas estão em processo de análise documental, o que deverá ampliar em breve o número de cirurgias ofertadas para mais de mil ao mês.
Segundo o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Marono, o objetivo é disponibilizar clínicas em todas as regiões da Cidade, aproximando cada vez mais o serviço dos munícipes. “Estamos territorializando o atendimento pelas Usafas que ficam mais próximas das clínicas veterinárias, então, se nós tivermos um maior número de clínicas credenciadas, vai facilitar o acesso do tutor ao serviço”.
Para o secretário de Saúde de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira, esse serviço trará inúmeros benefícios não só aos pets, como também às pessoas. “Com a castração e a microchipagem, a gente consegue monitorar melhor as ações de controle animal e também evitar acidentes, bem como a transmissão de doenças do animal para o homem. É um grande avanço nessa área e em breve teremos mais ações específicas na área de proteção animal, ampliando cada vez mais o acesso para a população”.
Atendimento – Para solicitar a castração gratuitamente, os munícipes devem procurar a Unidade de Saúde da Família (Usafa) mais perto de sua residência. “É preciso levar o cartão do posto, o documento do responsável do animal e, em casos de beneficiários de programas sociais, apresentar o número do NIS (Número de Identificação Social)”, afirma a subsecretária de Atenção à Saúde, Bruna Renó.
O pet será cadastrado no Censo Animal, ferramenta que permite identificar a população animal da Cidade, ajudando a desenvolver ações de controle populacional, além de prevenir riscos à saúde do ser humano e promover o bem-estar animal.
Após o cadastramento na Usafa, as informações são encaminhadas para a Secretaria de Saúde, que direciona os dados dos animais para as clínicas veterinárias credenciadas. As empresas farão o contato para agendar a data da cirurgia, bem como da microchipagem para a identificação dos pets.
“É importante que a pessoa não falte, pois, o absenteísmo prejudica o trabalho da clínica e tira a oportunidade de outra pessoa que quer o procedimento cirúrgico para o seu animal”, enfatiza Marono.