Cães e gatos podem ter problemas de próstata, assim como humanos
Por Eduardo Filetti em 26/05/2022 às 13:14
Nossos animais de estimação como os cães e gatos também podem sofrer problemas prostáticos. Mais comuns em cães do que gatos, os problemas aparecem geralmente em animais senis e ou debilitados. É necessário ter uma atenção especial principalmente com cães senis e não castrados. A próstata é um órgão muito importante e assim com em seres humanos podem aumentar com a idade.
Testes com Antígeno Específico da Próstata (PSA), exames de ultrassom e toque retal podem ser feitos em cães principalmente quando existe alguma suspeita.
É possível detectar precocemente a hiperplasia benigna próstata que atinge mais os cães não castrados, principalmente os idosos e ou obesos.
Com a doença há um aumento no tamanho da próstata do pet e geralmente existe sangue na urina, tem dificuldade de urinar e ou defecar. Se o tutor notar estes sintomas deve levar ao médico veterinário de confiança para que ele examine o animal. Exames recomendados são sangue, urina, raios x e ou ultrassom. De acordo com o médico veterinário e professor Celso Ribeiro Filetti, a Hiperplasia Benigna de Próstata tem caráter benigno e, muitas vezes, resolvida com a castração do pet. Já nos casos malignos, a castração é recomendada porém associada a quimioterapia e-ou radioterapia .
As castrações servem como preventivo para HBP – Hipertrofia Benigna da Próstata e são procedimentos recomendados pelo Conselho de Medicina Veterinária e associações por meio de campanhas. Os problemas de próstata em felinos são mais raros.
Muitos tutores quando não tem intenção de cruzar o seu cão castram antes de um ano para evitar estes problemas. Devemos ficar atentos a doenças do sistema reprodutor que devem ser evitadas ou tratadas precocemente para evitar danos maiores.
A prevenção é muito importante na medicina veterinária, por isso administre vermífugos duas a três vezes por ano, capriche na alimentação do seu pet e mantenha as vacinas em dia.